ATITUDES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ATITUDES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Wania Tedeschi
31/10/2021
45-68
2
OBJETO: Este artigo aborda do processo de questionamento de professores alunos de um mestrado profissional a respeito de questionamentos sobre sua própria prática e como elaboram suas primeiras sistematizações para localizar seus objetos de pesquisa. Os referenciais teóricos são os da investigação docente como princípio norteador da formação em serviço do professor e dos processos de aprofundamento dos questionamentos segundo o tema da curiosidade do professor na perspectiva freiriana. OBJETIVO: O objetivo foi evidenciar como uma curiosidade inicial ou espontânea do professor sobre a prática docente se desenvolve na perspectiva de tornar-se sistemática e rigorosa. Considera-se o professor como como alguém que produz conhecimento e pode desenvolver investigações sobre sua prática docente estabelecendo produtos educacionais. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma disciplina de um curso de mestrado profissional de uma universidade pública do estado de São Paulo. Realizou-se observações participativas das atividades desenvolvidas na disciplina obrigatória de metodologia da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com dez alunos. RESULTADOS: Os resultados indicam que a reflexão e a manifestação de atitudes investigativas sobre questões da própria prática dependem da possibilidade de aprendizados e exercícios nessa direção anteriores ao ingresso no mestrado mostrando-se ser uma primeira experiência para alguns mestrandos. A organização do ensino na disciplina de Fundamentos Metodológicos ao colocar os mestrandos no centro do debate potencializou a problematização. Os processos de perguntas e respostas evidenciaram o os motivos dos mestrandos na busca por objetos de pesquisa. CONCLUSÃO: Foi possível observar elementos que indicam um movimento dos mestrandos direcionado a novas ideias e questionamentos sobre a prática docente iniciando a sistematização de experiências efetivas dos mestrandos como professores.
Ler mais...Formação de professores, Matemática, Curiosidade, Investigação docente.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.