ATITUDES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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Título

ATITUDES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autor(a):
  • Wania Tedeschi

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705429
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    45-68

    Capítulo

    2

    Resumo

    OBJETO: Este artigo aborda do processo de questionamento de professores alunos de um mestrado profissional a respeito de questionamentos sobre sua própria prática e como elaboram suas primeiras sistematizações para localizar seus objetos de pesquisa. Os referenciais teóricos são os da investigação docente como princípio norteador da formação em serviço do professor e dos processos de aprofundamento dos questionamentos segundo o tema da curiosidade do professor na perspectiva freiriana. OBJETIVO: O objetivo foi evidenciar como uma curiosidade inicial ou espontânea do professor sobre a prática docente se desenvolve na perspectiva de tornar-se sistemática e rigorosa. Considera-se o professor como como alguém que produz conhecimento e pode desenvolver investigações sobre sua prática docente estabelecendo produtos educacionais. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma disciplina de um curso de mestrado profissional de uma universidade pública do estado de São Paulo. Realizou-se observações participativas das atividades desenvolvidas na disciplina obrigatória de metodologia da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com dez alunos. RESULTADOS: Os resultados indicam que a reflexão e a manifestação de atitudes investigativas sobre questões da própria prática dependem da possibilidade de aprendizados e exercícios nessa direção anteriores ao ingresso no mestrado mostrando-se ser uma primeira experiência para alguns mestrandos. A organização do ensino na disciplina de Fundamentos Metodológicos ao colocar os mestrandos no centro do debate potencializou a problematização. Os processos de perguntas e respostas evidenciaram o os motivos dos mestrandos na busca por objetos de pesquisa. CONCLUSÃO: Foi possível observar elementos que indicam um movimento dos mestrandos direcionado a novas ideias e questionamentos sobre a prática docente iniciando a sistematização de experiências efetivas dos mestrandos como professores.

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    Palavras-chave

    Formação de professores, Matemática, Curiosidade, Investigação docente.

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