ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA

Code: 220809871
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Título

ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA

Autores(as):
  • Nathália Elias dos Santos

    Santos, Nathália Elias dos

  • Jaisa Klauss

    Klauss, Jaisa

DOI
10.37885/220809871
Publicado em

01/11/2022

Páginas

76-83

Capítulo

5

Resumo

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) surgiu no começo da década de 1960, idealizada por Aaron T. Beck, que buscava validação empírica para a abordagem vigente na época: a psicanálise, porém, Beck acabou descobrindo nesse processo, que a depressão, por exemplo, estava associada a distorções cognitivas, como pensamentos e crenças disfuncionais. Diante da descoberta Aaron Beck desenvolveu um tratamento estruturado, que visa modificar pensamentos e comportamentos que prejudicam a vida do indivíduo, através da testagem da validade desses pensamentos e crenças. Neste sentido, este artigo teve como objetivo apresentar a história da paciente, assim como as técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas ao longo do tratamento, realizadas pela acadêmica do curso de psicologia na Clínica Escola de Psicologia do Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória – IESFAVI, Vitória, durante o período de estágio em 2022. Dessa forma, em cinco sessões, foi possível verificar resultados positivos, pois a paciente apresentou melhora significativa, tanto nas avaliações de humor, como em seus relatos comportamentais. Assim, o estágio permitiu o desenvolvimento da prática na abordagem Terapia Cognitivo-comportamental, com o que foi estudado na teoria, empregando de instrumentos e técnicas cientificamente evidenciadas, segundo a questão apresentada.

Palavras-chave

Formação do Psicólogo, Terapia Cognitivo-Comportamental, Relato de Experiência, Estágio.

Autor(a) Correspondente
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