ATENÇÃO SELETIVA DE CRIANÇAS EM MODALIDADES ESPORTIVAS

Code: 220509020
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Título

ATENÇÃO SELETIVA DE CRIANÇAS EM MODALIDADES ESPORTIVAS

Autores(as):
  • Iago Soares Chaveiro Albernaz

  • Patrícia Espíndola Mota Venâncio

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220509020
    Publicado em

    30/06/2022

    Páginas

    9-16

    Capítulo

    1

    Resumo

    Objetivo: O presente estudo teve como objetivo comparar a atenção e atenção seletiva das crianças praticantes da modalidade tênis e futebol de uma escola de tênis e uma escola de futebol de Anápolis. Métodos: Trata-se de um estudo Observacional com cunho quantitativo e descritivo, composto por 60 praticantes de tênis com idade de 9,32±2,70 e 53 praticantes de futebol com idade de 11,87±2,94. Para avaliar a atenção e atenção seletiva, foram usados dois instrumentos: o Velotest que avaliou a atenção, agilidade e a coordenação motora fina, e o Stroop eletrônico que avaliou a atenção seletiva. Resultados: Como resultado, comparando as duas modalidades o estudo constatou melhor nível em atenção e atenção seletiva o futebol com (48,79) para atenção e (15,00) para atenção seletiva e, ao fazer a correlação, os resultados apontaram que quanto maior for a atenção, melhor a atenção seletiva (r0,647**), e quanto maior a idade, melhores os níveis de atenção (r0,649**) e atenção seletiva (r 0,661**). Conclusão: O estudo concluiu que ao comparar as variáveis Velotest e Stroop entre as modalidades de tênis e futebol, constatou que os alunos do futebol obtiveram melhores pontuações. E ao realizar uma correlação conclui que quanto maior a idade, melhor a atenção, agilidade e coordenação motora fina e atenção seletiva, nos praticantes da modalidade esportiva de tênis e futebol.

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    Palavras-chave

    Atenção, Atenção Seletiva, Crianças.

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