ATENÇÃO! DOCENTE EM FORMAÇÃO ... AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS UTILIZADAS NAS AULAS DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTARÉM (PA) E A NECESSIDADE DE CONSTANTE FORMAÇÃO CONTINUADA

Code: 211006391
13
7
Título

ATENÇÃO! DOCENTE EM FORMAÇÃO ... AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS UTILIZADAS NAS AULAS DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTARÉM (PA) E A NECESSIDADE DE CONSTANTE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores(as):
  • Darlison Guto Travassos de Sousa

    Sousa, Darlison Guto Travassos de

  • Reginaldo da Silva Sales

    Sales, Reginaldo da Silva

DOI
10.37885/211006391
Publicado em

21/11/2021

Páginas

62-85

Capítulo

3

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de ensino mais utilizadas nas aulas de química em duas escolas estaduais de Santarém-PA e as relações dessas estratégias de ensinagem com a aprendizagem de química e ciências da natureza. A metodologia empregada foi o desenvolvimento de um estudo qualitativo e quantitativo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas direcionadas aos docentes, e apenas fechadas as direcionadas aos discentes. Participaram desta pesquisa 130 alunos e 3 professores. A fundamentação teórica a respeito de metodologias/estratégias de ensino está embasada no trabalho de Anastasiou e Alves (2004), que se constitui como o centro desta pesquisa; quanto à teoria de formação continuada de professores, o referencial é Imbernón (2010). Foi possível perceber que os professores pesquisados conhecem várias estratégias de ensino, mesmo que algumas, apenas de forma tangencial, porém se utilizam de poucas, segundo eles, devido à falta de tempo e de estrutura, além de outros fatores que dificultam o uso de tais recursos e estratégias. Esses docentes são unânimes em afirmar que precisam, constantemente, de formação continuada, dada as exigências que as mudanças sociais e educacionais exigem, pois nunca estaremos prontos, mas sempre em formação.

Palavras-chave

Estratégias de ensino, Ensino-aprendizagem, Aulas de química, Formação continuada.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.