ASTRONOMIA VOLTADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA

Code: 220207582
6
4
Título

ASTRONOMIA VOLTADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA

Autores(as):
  • Luisa Helena Silva de Sousa

    Sousa, Luisa Helena Silva de

  • Thaís dos Santos Silva

    Silva, Thaís dos Santos

  • Nilzilene Gomes de Figueiredo

    Figueiredo, Nilzilene Gomes de

DOI
10.37885/220207582
Publicado em

26/02/2022

Páginas

46-60

Capítulo

3

Resumo

O presente artigo, trata-se de um estudo de caso realizado com discentes do CursoTécnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal daregião oeste do Pará-Brasil, solicitada pelo Curso de extensão – Astronomia paraDocentes, ofertado pela Universidade de São Paulo. Teve como objetivo geral,apresentar uma proposta didática a docentes do Ensino Médio-Técnico, que abranjao ensino das disciplinas Física, Química e Astronomia, em perspectiva da EducaçãoInclusiva. Este relato de experiência foi elaborado no decorrer da execução didáticaem três fases (I –Ensino Integralmente On-line, subsidiada por palestras emworkshop; II - Ensino Híbrido, aulas on-line e revezamento diário, constando deestudo em textos didáticos, debates e experimentos simples; III – Integralmentepresencial, apresentação de trabalhos em formato de feira do conhecimento). Aabordagem do tratamento da coleta de dados é considerada qualitativa e quantitativa.As técnicas utilizadas foram: Observação Direta (realizada por professores de Físicaconvidados); Registros institucionais (Ficha de Avaliação dos trabalhos); GruposFocais (alunos participantes da pesquisa foram ouvidos nos grupos de apresentaçãodo trabalho por turma). No aspecto quantitativo, utilizou-se formulários do Google,semiestruturado, a fim de coletar os dados necessários à investigação doaproveitamento e aprendizagem dos alunos. A partir da proposição didática, conclui-se que o aprendizado é potencializado, pois a realização de experimentos, debates,mostras, promove o melhoramento da capacidade cognitiva dos discentes envolvidos.

Palavras-chave

Ensino de Física, Astronomia, Educação Profissional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.