ASTRONOMIA VOLTADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA
Luisa Helena Silva de Sousa
Sousa, Luisa Helena Silva de
Thaís dos Santos Silva
Silva, Thaís dos Santos
Nilzilene Gomes de Figueiredo
Figueiredo, Nilzilene Gomes de
26/02/2022
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O presente artigo, trata-se de um estudo de caso realizado com discentes do CursoTécnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal daregião oeste do Pará-Brasil, solicitada pelo Curso de extensão – Astronomia paraDocentes, ofertado pela Universidade de São Paulo. Teve como objetivo geral,apresentar uma proposta didática a docentes do Ensino Médio-Técnico, que abranjao ensino das disciplinas Física, Química e Astronomia, em perspectiva da EducaçãoInclusiva. Este relato de experiência foi elaborado no decorrer da execução didáticaem três fases (I –Ensino Integralmente On-line, subsidiada por palestras emworkshop; II - Ensino Híbrido, aulas on-line e revezamento diário, constando deestudo em textos didáticos, debates e experimentos simples; III – Integralmentepresencial, apresentação de trabalhos em formato de feira do conhecimento). Aabordagem do tratamento da coleta de dados é considerada qualitativa e quantitativa.As técnicas utilizadas foram: Observação Direta (realizada por professores de Físicaconvidados); Registros institucionais (Ficha de Avaliação dos trabalhos); GruposFocais (alunos participantes da pesquisa foram ouvidos nos grupos de apresentaçãodo trabalho por turma). No aspecto quantitativo, utilizou-se formulários do Google,semiestruturado, a fim de coletar os dados necessários à investigação doaproveitamento e aprendizagem dos alunos. A partir da proposição didática, conclui-se que o aprendizado é potencializado, pois a realização de experimentos, debates,mostras, promove o melhoramento da capacidade cognitiva dos discentes envolvidos.
Ensino de Física, Astronomia, Educação Profissional.
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