ASSOCIAÇÃO ENTRE APTIDÃO FÍSICA, HÁBITOS DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS

Code: 220910232
19
0
Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE APTIDÃO FÍSICA, HÁBITOS DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS

Autores(as):
  • Marília Rocha Magalhães

    Magalhães, Marília Rocha

  • Camila Bosquiero Papini

    PAPINI, Camila Bosquiero

  • Walcir Ferreira Lima

    LIMA, Walcir Ferreira

  • Alynne Christian Ribeiro Andaki

    Andaki, Alynne Christian Ribeiro

DOI
10.37885/220910232
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1847-1865

Capítulo

128

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Objetivo: investigar a associação entre aptidão física, hábitos de vida e desempenho acadêmico de crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Patos de Minas/MG. Métodos: foi realizado um estudo de corte transversal, com amostra de n=185 crianças. Foram coletadas as variáveis atividade física, tempo sentado, índice de massa corporal (IMC), aptidão física avaliada por meio da bateria de testes Fitnessgram (força e resistência abdominal, extensão do tronco, flexão de braço e pacer) e o desempenho acadêmico coletado junto à secretaria de cada escola participante. A comparação entre os sexos foi realizada pelo teste de Mann Withney. Por meio do teste de Spearman foi verificada a correlação bivariada. A regressão linear foi realizada para testar a associação entre as variáveis: aptidão física, IMC, atividade física, tempo sentado e desempenho acadêmico. Resultados: entre as meninas houve correlação entre desempenho acadêmico e aptidão física, principalmente para pacer (Média global: ρ= 0,242; Português: ρ= 0,324; Matemática: ρ=0,247; Ciências: ρ=0,223; p<0,05). Para os meninos houve correlação significativa do desempenho acadêmico com IMC (Média global: ρ=-0,224; Matemática: ρ=-0,230; Geografia: ρ=-0,278; História: ρ=-0,241 e Ciências: ρ=-0,230; p<0,05) e associação entre tempo sentado e desempenho acadêmico [Média global (6,4%; p=0,019) e Matemática (5,8%; p=0,025)] e tempo de atividade física e desempenho acadêmico [História (4,9%; p=0,039) e Ciências (4,8%; p=0,042)]. Conclusão: Aptidão física, IMC, atividade física e tempo sentado se associaram ao desempenho acadêmico, com diferenças observadas entre meninos e meninas. Palavras-chave: aptidão física, atividade física, crianças.

Palavras-chave

Crianças, Atividade física, Notas escolares.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.