ASSOCIAÇÃO ENTRE APTIDÃO FÍSICA, HÁBITOS DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS
Marília Rocha Magalhães
Magalhães, Marília Rocha
Camila Bosquiero Papini
PAPINI, Camila Bosquiero
Walcir Ferreira Lima
LIMA, Walcir Ferreira
Alynne Christian Ribeiro Andaki
Andaki, Alynne Christian Ribeiro
01/11/2022
1847-1865
128
Objetivo: investigar a associação entre aptidão física, hábitos de vida e desempenho acadêmico de crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Patos de Minas/MG. Métodos: foi realizado um estudo de corte transversal, com amostra de n=185 crianças. Foram coletadas as variáveis atividade física, tempo sentado, índice de massa corporal (IMC), aptidão física avaliada por meio da bateria de testes Fitnessgram (força e resistência abdominal, extensão do tronco, flexão de braço e pacer) e o desempenho acadêmico coletado junto à secretaria de cada escola participante. A comparação entre os sexos foi realizada pelo teste de Mann Withney. Por meio do teste de Spearman foi verificada a correlação bivariada. A regressão linear foi realizada para testar a associação entre as variáveis: aptidão física, IMC, atividade física, tempo sentado e desempenho acadêmico. Resultados: entre as meninas houve correlação entre desempenho acadêmico e aptidão física, principalmente para pacer (Média global: ρ= 0,242; Português: ρ= 0,324; Matemática: ρ=0,247; Ciências: ρ=0,223; p<0,05). Para os meninos houve correlação significativa do desempenho acadêmico com IMC (Média global: ρ=-0,224; Matemática: ρ=-0,230; Geografia: ρ=-0,278; História: ρ=-0,241 e Ciências: ρ=-0,230; p<0,05) e associação entre tempo sentado e desempenho acadêmico [Média global (6,4%; p=0,019) e Matemática (5,8%; p=0,025)] e tempo de atividade física e desempenho acadêmico [História (4,9%; p=0,039) e Ciências (4,8%; p=0,042)]. Conclusão: Aptidão física, IMC, atividade física e tempo sentado se associaram ao desempenho acadêmico, com diferenças observadas entre meninos e meninas. Palavras-chave: aptidão física, atividade física, crianças.
Crianças, Atividade física, Notas escolares.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.