ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM EMERGÊNCIA INTRA-HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES

Code: 230814188
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Título

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM EMERGÊNCIA INTRA-HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES

Autores(as):
  • Bruno Leonardo Winter

    Winter BL

  • Ivana Sulczewski

    Sulczewski I

  • Larissa Frigo Dal’soto

    Dal’Soto LF

  • Marina Schneider Ribeiro

    Ribeiro MS

  • Renata Batista Bueno

    Bueno

  • Eliane Raquel Rieth Benetti

    Benetti ERR

DOI
10.37885/230814188
Publicado em

30/09/2023

Páginas

91-102

Capítulo

6

Resumo

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é definida como a interrupção dos batimentos cardíacos, das trocas gasosas e da perda do nível de consciência. Para a restauração das funções cardíacas e respiratórias, é realizada a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), um conjunto de ações aplicadas ao indivíduo em PCR para manter, artificialmente, a circulação de sangue no encéfalo e em outros órgãos vitais, até o Retorno da Circulação Espontânea (RCE). Trata-se de uma emergência cardiovascular de grande prevalência, com morbidade e mortalidade elevadas, que demanda uma atuação rápida, eficaz e objetiva por parte dos integrantes da equipe de saúde, tanto em ambiente extra ou intra-hospitalar, especialmente dos profissionais de enfermagem. Considerando o exposto, objetiva-se descrever a experiência de discentes de enfermagem acerca da assistência prestada a um paciente em PCR em sala de emergência intra-hospitalar, no período de realização de atividades práticas curriculares. O paciente em PCR foi assistido pela equipe da unidade de emergência (um médico, um enfermeiro assistencial, três técnicos de enfermagem), cinco discentes de enfermagem e uma docente supervisora (responsável pelos discentes). Os discentes participaram da execução das manobras de RCP e da discussão do caso clínico. Pontua-se que essa experiência, vivenciada durante as atividades práticas da graduação, possibilitou aos discentes a interlocução da teoria com a prática, instigou o raciocínio clinico e permitiu o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades relacionadas a identificação da PCR e às manobras de RCP, contribuindo de forma significativa para o processo de formação.

Palavras-chave

Reanimação Cardiopulmonar, Emergências, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem.

Autor(a) Correspondente
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