ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO NARRATIVA
Abrão José Jr Melhem
Melhem, AJJ
Tiago Arse Ramalho
Ramalho, TA
Maria Paula Gonçalves Peternelli
Peternelli, MPG
Vinicius Duarte Lemos
Lemos, VD
Gustavo Bianchini Porfirio
Porfirio, GB
Daniele Soraya Da Silva Figueiredo
Figueiredo, DSS
David Livingstone Alves Figueiredo
Figueiredo, DLA
31/08/2023
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PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: PRÁTICAS E PESQUISAS
Os ingressantes no curso de medicina trazem consigo substancial bagagem emocional advinda de experiências pessoais, familiares e sociais, dentre elas a tensão entre o excesso de opções desde a infância e a falta de decisão nas escolhas. O concorrido processo de seleção para a faculdade de medicina e a adaptação à universidade, numa fase em que o cérebro está em franco desenvolvimento, também impactam nas reações dos estudantes. Além disso, o próprio desenvolvimento no curso e a assumpção de postura profissional, com suas naturais exigências, podem gerar desequilíbrios psicossociais. Entre outros, os fatores acima contribuem para alta prevalência de estresse, ansiedade e depressão observados nos estudantes de medicina de todo o mundo. São revisados, neste artigo, os principais aspectos psicossociais presentes na rotina dos estudantes de medicina, com ênfase nos alunos brasileiros, e as relações destes com o raciocínio clínico, uma habilidade essencial a ser desenvolvida no futuro médico. Por fim, são sugeridas algumas ferramentas na tentativa de mitigar tais condições e ajudar os alunos na tomada de decisão.
Estudantes de Medicina, Educação Médica, Efeitos Psicológicos.
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