ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS SUBJACENTES A ERROS INDIVIDUAIS FREQUENTES NO ENSINO INSTITUCIONALIZADO

Code: 210303449
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Título

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS SUBJACENTES A ERROS INDIVIDUAIS FREQUENTES NO ENSINO INSTITUCIONALIZADO

Autores(as):
  • Werventon dos Santos Miranda

    Miranda, Werventon dos Santos

  • Luciana de Nazaré Farias

    Farias, Luciana de Nazaré

  • Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho

    Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira

DOI
10.37885/210303449
Publicado em

02/06/2021

Páginas

114-126

Capítulo

7

Resumo

Neste artigo procuramos discutir as questões epistemológicas que estão presentes nas causas dos erros individuais no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, mais precisamente relacionados aos conhecimentos da Matemática, Física e Biologia; procuramos trazer inicialmente uma noção histórica e conceitual dos principais termos que envolvem essa temática como erro e epistemologia; buscamos evidenciar a luz de Bachelard e Vygotsky, além de outros que trazem questões especificas nas Ciências em destaques os elementos que subjazem os erros que manifestamos na caminhada escolar; e finalizamos expressando, nas considerações finais, nossa visão do erro como ferramenta da ação pedagógica para contribuir com os alunos na perspectiva de superação a fim de que o objetivo do processo educativo seja alcançado – a aprendizagem.

Palavras-chave

Conhecimentos; Erros individuais; Aspectos subjacentes.

Autor(a) Correspondente
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