ASPECTOS EMOCIONAIS VERSUS APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Code: 221211328
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Título

ASPECTOS EMOCIONAIS VERSUS APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Autores(as):
  • Anaizy Moreira De Oliveira Bernardes

    Bernardes, Anaizy Moreira De Oliveira

  • Charlene De Jesus Santos Mendonça

    Mendonça, Charlene de Jesus Santos

  • Sabrina Dos Anjos Almeida

    Almeida, Sabrina dos Anjos

DOI
10.37885/221211328
Publicado em

29/12/2022

Páginas

30-42

Capítulo

3

Resumo

Os Aspectos Emocionais são responsáveis por uma grande parcela de dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem que tem origem em sua grande maioria na família e na escola. Diante desta prerrogativa, o presente artigo constitui-se de uma revisão de literatura que tem por proposta fomentar mais estudos científicos voltados para a compreensão de como os aspectos emocionais podem afetar a aprendizagem, sob o olhar da Psicopedagogia. Deste modo, levantou-se algumas hipóteses. Como se dá o processo de aprendizagem dos aprendizes? Como se formam os aspectos emocionais e como eles podem ser a causa e/ou consequência da não-aprendizagem? Como a Psicopedagogia pode intervir? A construção deste trabalho parte a priori da pesquisa bibliográfica, com respaldo na análise exploratória, utilizando-se do viés metodológico qualitativo para uma coleta de dados criteriosa para uma pesquisa acadêmica. As considerações finais desta investigação reafirmam a importância da Psicopedagogia como um campo de estudo e profissional, ressaltando o trabalho, diagnóstico, encaminhamentos e devolutiva deste profissional para o queixoso, família e/ou escola.

Palavras-chave

Aspectos Emocionais, Aprendizagem, Família, Escola, Psicopedagogia.

Autor(a) Correspondente
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