AS VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO SUPERIOR: INFLUÊNCIAS PARA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES NO MERCADO DE TRABALHO

Code: 230212002
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Título

AS VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO SUPERIOR: INFLUÊNCIAS PARA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES NO MERCADO DE TRABALHO

Autor(a):
  • Luis Felipe De Oliveira Fleury

    Fleury, Luis Felipe de Oliveira

DOI
10.37885/230212002
Publicado em

30/05/2023

Páginas

39-57

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: compreender a relação entre as variáveis psicológicas relacionadas a Psicologia Positiva no contexto de formação superior e suas influências na inserção no mercado de trabalho. Métodos: o estudo é de natureza quantitativa. Participaram do estudo 484 estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro, sendo 407 mulheres, com idade variando de 17 a 59 anos (média igual a 25,47 anos, desvio padrão de 8,99 anos) de diferentes cursos de graduação pertencentes a universidades públicas (42,20%) e privadas (57,80%) do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas análises de estatística descritiva e Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória com suporte dos softwares SPSS e AMOS. Resultados: os principais resultados e conclusões do estudo são que as variáveis relacionadas a Psicologia Positiva influenciam positivamente a perspectiva de sucesso na inserção no mercado de trabalho dos estudantes e que estudantes de universidades privadas apresentaram melhores indicadores de autoestima, autoeficácia, locus de controle internalidade, mindfulness e perspectiva de sucesso na inserção no mercado de trabalho quando comparados com estudantes de universidades públicas. Conclusão: os resultados do estudo indicam a importância de a Psicologia Positiva ser considerada nos contextos de formação.

Palavras-chave

Autoestima, Autoeficácia, Locus de Controle, Mindfulness, Mercado de trabalho.

Autor(a) Correspondente
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