AS TRANSFORMAÇÕES DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA

Code: 220207596
10
10
Título

AS TRANSFORMAÇÕES DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Thiago Oliveira da Silva

    Silva, Thiago Oliveira da

  • Ivaní Souza Mello

    Mello, Ivaní Souza

  • Eloisa Rosana de Azeredo

    Azeredo, Eloisa Rosana de

DOI
10.37885/220207596
Publicado em

31/03/2022

Páginas

676-686

Capítulo

54

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

Este trabalho compartilha relatos, saberes e vivências da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID em tempos de pandemia numa Escola Municipal de Educação Básica/EMEB, localizada no bairro Santa Izabel, Cuiabá/MT. As experiências ocorreram com as turmas de Educação Infantil e foram organizadas conforme modificações da relação ensino-aprendizagem provocadas pela pandemia: aulas on-line, necessidade de aparelhos eletrônicos, acesso à internet, intermediação dos pais ou responsáveis. A participação em um grupo organizado em um aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp), em que pais ou responsáveis dos alunos e alunas, os professores e a equipe da gestão escolar faziam parte, foi fundamental para vivenciar as transformações no conjunto de princípios e procedimentos das relações de ensino-aprendizagem, e também para apontar os pais como importantes agentes mediadores deste processo. As transformações aqui socializadas e a aplicação de metodologias alternativas para driblar as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) ainda são embrionárias, mas trazem novas experiências, contribuindo para as reflexões quanto ao novo cenário educacional.

Palavras-chave

Ensino à distância, Ensino-aprendizagem, Tecnologia, PIBID, Pandemia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.