ÁS TÃO SONHADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Code: 220508891
6
6
Título

ÁS TÃO SONHADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autor(a):
  • Paloma Luiza da SIlva Santos Carvalho

    Carvalho, Paloma Luiza da Silva SantoS

DOI
10.37885/220508891
Publicado em

01/07/2022

Páginas

79-95

Capítulo

6

Resumo

Este estudo trata-se da importância do estágio supervisionado para formação acadêmica de um pedagogo, onde teoria e prática se encontram para assim conciliar ás vivências da faculdade com a sala de aula. Além disso, o objetivo desse trabalho é refletir como será o nosso dia-a-dia como professor, através da experiência em situações reais com os alunos, aprendizado esse que quando estamos somente na teoria não temos como compreender as alegrias e tristezas de ser um bom professor. O presente estágio foi realizado na Educação Infantil de uma instituição privada, a escola se embasa no construtivismo e consideram seus alunos um sujeito ativo capaz de construir seu próprio conhecimento. O mesmo foi realizado no período de quinze dias sendo eles divididos em sete de observação e oito de regência e um projeto de intervenção criado de acordo com que foi observado durante esses dias no ambiente escolar. Buscou-se fundamentação teórica nas obras de Paulo Freire, João Amós Comenius e Stela Piconez, os mesmos estão entre os principais autores citados. A disciplina estágio supervisionado da Universidade Potiguar do ponto de vista da discente, não teve somente o objetivo para a obtenção da nota, mas a preparação na área em que a mesma irá atuar quando concluir a academia como também sua formação crítica capaz de se posicionar mediante as situações. É exatamente no estágio que podemos analisar e viver as tão sonhadas práticas pedagógicas. Portanto é através do período de observações e seus registros que o estagiário realiza sua regência de forma prática, podendo assim cooperar para a reflexão do fazer pedagógico. Analisando assim suas práticas e avaliando-se onde de fato pode se encontrar na pedagogia. Nesse contexto a realidade da vida de um estagiário em está à frente a uma sala de aula é de fato um grande desafio, mais é exatamente quando estamos nesse lugar que preparamos o nosso perfil o quanto educador. Aprendemos com os nossos erros, tentamos corrigi-los, saber compreender nossos alunos e de fato tentar fazer a nossa parte para termos uma educação de qualidade.

Palavras-chave

Estágio, Prática, Observação, Educação, Pedagogia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.