AS REGULARIDADES NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE GALPERIN E TALIZINA

Code: 210705491
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Título

AS REGULARIDADES NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE GALPERIN E TALIZINA

Autores(as):
  • Caio Morais

    Morais, Caio

  • Camila Borges

    Borges, Camila

DOI
10.37885/210705491
Publicado em

13/08/2021

Páginas

167-200

Capítulo

7

Resumo

Aborda as ideias de P. Ya. Galperin e N. F. Talízina sobre os elementos que fundamentam a assimilação de conteúdos escolares por parte dos estudantes, a partir de ações organizadas e dirigidas pelo professor. O texto traz aspectos importantes para a compreensão de que a principal questão do ensino está nas condições para se garantir a formação de ações e conceitos em todos os estudantes, com as propriedades esperadas. Os autores enfatizam que o conhecimento das regularidades do processo de assimilação permite responder às perguntas que surgem durante a organização do processo de aprendizagem e que o conhecimento se obtém como resultado da ação objetal sobre as coisas; onde as próprias ações se convertem em capacidades e, na medida em que se automatizam, em hábitos. Nesse sentido, apresentam as ações objetais do estudante como o elo dirigente e decisivo da assimilação.

Palavras-chave

Assimilação; Galperin; Talizina; Ensino.

Autor(a) Correspondente
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