AS REAÇÕES DOS BEBÊS DIANTE DO CHORO DE SEUS PARES NAS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS NA CRECHE
Fernanda Pedrosa Coutinho Marques
Marques, Fernanda Pedrosa Coutinho
Iza Rodrigues da Luz
Luz, Iza Rodrigues da
31/03/2023
18-29
2
Este capítulo tem como objetivo analisar como um grupo de bebês reagiram diante do choro de seus pares nas interações estabelecidas na creche. Apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa, que teve como objetivo descrever e analisar as expressões de choro dos bebês entre si, com suas professoras e com a auxiliar, em uma Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI de Belo Horizonte/MG. A observação participante realizada em uma turma composta por doze bebês, suas professoras e a auxiliar, foi a principal técnica utilizada sendo registrada por meio de diário de campo e de vídeo gravações. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as profissionais. A análise de conteúdo temática (BARDIN, 2009) foi a referência para a classificação e organização dos dados. As análises foram embasadas nos estudos da Psicologia Histórico Cultural e da Educação Infantil. Os resultados apontaram que os bebês reagiram diante do choro de seus pares geralmente com as seguintes ações: com aproximação e toque; por meio dos balbucios e gestos em uma tentativa de diálogo com as profissionais e com os pares; dando o bico e oferecendo brinquedos e objetos aos seus pares. Esses achados reforçam o entendimento de que os bebês, desde que nascem, são sujeitos ativos, capazes de se comunicarem e interagirem com os outros inclusive com seus pares. Assim destacamos a relevância da ausculta e da observação atenta dos adultos às diversas formas de comunicação dos bebês na creche.
bebês, Choro, Educação Infantil, Creche.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.