AS POLÍTICAS SOCIOEMOCIONAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 210504667
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Título

AS POLÍTICAS SOCIOEMOCIONAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Flávio Aparecido de Almeida

  • Luciano Dias de Sousa

  • Marcos Antônio Pereira Coelho

  • Mileane Andrade Azevedo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210504667
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    109-122

    Capítulo

    10

    Resumo

    O estudo tem como objetivo compreender a relação da aprendizagem e a afetividade no processo de alfabetização, investigando a aplicabilidade das competências socioemocionais e a sua contribuição para a formação do educando. A pesquisa busca analisar a interferência de fatores sociais e culturais no desenvolvimento da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no ciclo de alfabetização dos primeiros anos do Ensino Fundamental, por meio das orientações contidas nas Políticas Públicas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a ênfase dada às habilidades e Competências. As transformações do olhar em relação ao desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem passa por políticas socioemocionais e influenciam na prática do professor; principal protagonista na mudança do cenário educacional. A pesquisa utilizou o método qualitativo e explicativo, no desejo de buscar revisar referências bibliográficas pertinentes ao tema e assim melhor compreendê-lo em suas diferentes dimensões

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    Palavras-chave

    Afetividade; Aprendizagem; Habilidades; Competências socioemocionais.

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