AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENVOLVENDOFORMAÇÃO DE PROFESSORES E MÍDIAS

Code: 201202471
57
22
Título

AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENVOLVENDOFORMAÇÃO DE PROFESSORES E MÍDIAS

Autores(as):
  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

    Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de

  • Sibeli Mallmann Pacheco

    Pacheco, Sibeli Mallmann

  • Priscila Gleden Novaes da Silva

    Silva, Priscila Gleden Novaes da

DOI
10.37885/201202471
Publicado em

04/02/2021

Páginas

16-29

Capítulo

1

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as pesquisas presentes no GT 6, que envolve a formação de professores e mídias, investigando como tem relacionado esses temas e sua importância ao avanço no estudo de mídias relacionadas à educação. Apresenta uma pesquisa qualitativa na qual, realizou um levantamento que proporciona, por meio dos conteúdos dos estudos apresentados e publicados, após avaliação, seleção e classificação, o desenvolvimento de análises críticas por meio de fundamentação teórica que entende a ampliação dos conhecimentos dos professores a respeito de mídias. Esta inserção possibilita que a união entre técnica e crítica imprescindíveis para mudanças nas suas práticas pedagógicas de modo que alunos passem a ser produtores de conhecimentos em detrimento de meros consumidores de informação. Os aspectos revelados se articulam em três categorias: o 1º a Mídia como instrumento que contribui no ensino e na aprendizagem, o 2º Mapeamentos e análises e 3º união entre instrumentalização e crítica na formação de professores(as). Como resultado, apresenta a maior preocupação das pesquisas sobre esse tema ainda arraigada aos moldes instrumentais, com alguns casos de união da teoria à prática e à crítica.

Palavras-chave

Mídias; Matemática; Formação de professores (as); SIPEM.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.