AS NOVAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Joab Silva Santos
Santos, Joab Silva
Wendel Miranda Santos
Santos, Wendel Miranda
Manuel Conceição Macias
Macias, Manuel Conceição
Marilécia Oliveira Santos
Santos, Marilécia Oliveira
03/05/2021
77-90
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ENSINO DE HISTÓRIA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E INTERFACES
O uso de metodologias diferenciadas no ensino de História é fundamental objetivando uma didática cada vez mais eficiente e as novas tecnologias, comuns na realidade dos discentes da Educação Básica, se revelam alternativas férteis. Essas ferramentas, contudo, são desafiadoras para muitos docentes que encontram dificuldades com seus diversificados recursos. O objetivo do presente artigo é resultado das reflexões que efetuamos sobre a utilização de Jogos Eletrônicos enquanto recurso didático no ensino de História. O método derivou de algumas experiências que vivenciamos em diferentes espaços tanto formais (escola) quanto informais (Telecentro) e com públicos diversificados quanto a familiaridade com os jogos digitais. Apresentamos como resultado uma discussão teórico-metodológica sobre a utilização de Jogos Eletrônicos, em sala de aula, e suas possibilidades didáticas para o ensino de História suscitando questões relativas à Aprendizagem Mecânica/Aprendizagem Significativa, o Lúdico e a Ludicidade nos Jogos Eletrônicos, os jogos comerciais e suas possibilidades didáticas para a construção da Consciência Histórica, Gênero e consumo de jogos como uma limitação da metodologia e as barreiras no campo da tradução. Como conclusão desenvolvemos um projeto de extensão na forma de cursos para docentes da Educação Básica da cidade de Alagoinhas/BA e seu entorno.
Novas metodologias, Ludicidade, Aprendizagem Significativa, Jogos Eletrônicos.
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