AS NOVAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Code: 210303516
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Título

AS NOVAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores(as):
  • Joab Silva Santos

    Santos, Joab Silva

  • Wendel Miranda Santos

    Santos, Wendel Miranda

  • Manuel Conceição Macias

    Macias, Manuel Conceição

  • Marilécia Oliveira Santos

    Santos, Marilécia Oliveira

DOI
10.37885/210303516
Publicado em

03/05/2021

Páginas

77-90

Capítulo

5

Resumo

O uso de metodologias diferenciadas no ensino de História é fundamental objetivando uma didática cada vez mais eficiente e as novas tecnologias, comuns na realidade dos discentes da Educação Básica, se revelam alternativas férteis. Essas ferramentas, contudo, são desafiadoras para muitos docentes que encontram dificuldades com seus diversificados recursos. O objetivo do presente artigo é resultado das reflexões que efetuamos sobre a utilização de Jogos Eletrônicos enquanto recurso didático no ensino de História. O método derivou de algumas experiências que vivenciamos em diferentes espaços tanto formais (escola) quanto informais (Telecentro) e com públicos diversificados quanto a familiaridade com os jogos digitais. Apresentamos como resultado uma discussão teórico-metodológica sobre a utilização de Jogos Eletrônicos, em sala de aula, e suas possibilidades didáticas para o ensino de História suscitando questões relativas à Aprendizagem Mecânica/Aprendizagem Significativa, o Lúdico e a Ludicidade nos Jogos Eletrônicos, os jogos comerciais e suas possibilidades didáticas para a construção da Consciência Histórica, Gênero e consumo de jogos como uma limitação da metodologia e as barreiras no campo da tradução. Como conclusão desenvolvemos um projeto de extensão na forma de cursos para docentes da Educação Básica da cidade de Alagoinhas/BA e seu entorno.

Palavras-chave

Novas metodologias, Ludicidade, Aprendizagem Significativa, Jogos Eletrônicos.

Autor(a) Correspondente
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