AS MÍDIAS SOCIAIS E O CORPO DO PERSONAL TRAINER: UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PESSOAL

Code: 201102266
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Título

AS MÍDIAS SOCIAIS E O CORPO DO PERSONAL TRAINER: UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PESSOAL

Autores(as):
  • Larissa Maldaner Amorim

    Amorim, Larissa Maldaner

  • Priscila Ellen Pinto Marconcin

    Marconcin, Priscila Ellen Pinto

  • Gilmar Francisco Afonso

    Afonso, Gilmar Francisco

  • Ana Paula Cabral Bonin Maoski

    Maoski, Ana Paula Cabral Bonin

DOI
10.37885/201102266
Publicado em

14/01/2021

Páginas

53-69

Capítulo

4

Resumo

A busca pelo corpo perfeito é uma obsessão da sociedade moderna, logo, a busca por produtos e serviços que prometam ao indivíduo a conquista desse corpo perfeito tem crescido muito nos últimos anos. Dentro desse contexto, a figura do personal trainer se tornou diretamente associada a essa busca, justamente porque esse profissional oferece um serviço personalizado, ou seja, de acordo com as características específicas de cada indivíduo. Objetivo: Conhecer qual a principal abordagem que o personal trainer utiliza como forma de marketing pessoal. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: A partir das entrevistas realizadas com 10 profissionais que trabalham como personal trainer e tem registro no conselho regional da profissão foi possível verificar que esse profissional utiliza tanto de sua imagem como de seu conhecimento para realizar seu marketing pessoal. No que tange as mídias sociais, não há nenhuma estratégia estabelecida e também não há uma preocupação efetiva neste quesito, além disso, grande parte deles se incomoda com a exigência simbólica social do “corpo fitness perfeito” e do fato de seus alunos idealizarem um estereótipo de corpo que não representa o padrão saudável. Conclusão: Através dos dados obtidos na pesquisa, foi possível identificar que os entrevistados utilizam o seu conhecimento e sua imagem corporal como abordagem de marketing nas mídias sociais. Por outro lado, o estudo mostra que a maioria dos entrevistados não se sentem à vontade com a cobrança da sociedade para que ele tenha um corpo padrão fitness. Esses profissionais demonstraram ainda pouco interesse em investir em estudos sobre estratégias de marketing.

Palavras-chave

Personal trainer; Corpo; Marketing; Mídias sociais.

Autor(a) Correspondente
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