AS METODOLOGIAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TÁTICA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL DE MONTES CLAROS-MG
Diogo Santiago Mendes Paula
Paula, Diogo Santiago Mendes
Jiulliano Carlos Lopes Mendes
Mendes, Jiulliano Carlos Lopes
Alexandre Alves Caribé da Cunha
Cunha, Alexandre Alves Caribé da
Carlos Antônio Machado Júnior
Machado Júnior, Carlos Antônio
Alex Sander Freitas
Freitas, Alex Sander
14/01/2021
40-52
3
O futebol baseia sua estratégia de ensino no domínio das habilidades motoras, ou seja, correr, saltar, entre outros, e habilidades técnicas, passe, finalização, recepção, entre outros. As escolinhas de futebol se tornaram muito comuns hoje em dia, em quase todas as cidades do Brasil existem ao menos uma. O professor deve estar alerta ao desenvolvimento dos processos cognitivos necessários do entendimento do jogo, associado diretamente à maturação cognitiva do aluno, e ele deve saber qual a melhor escolha de metodologia segundo sua realidade (FILGUEIRA; GRECO, 2008). Objetivo: O estudo buscou identificar, discutir e comparar as metodologias de ensino da tática em escolinhas de futebol de Montes Claros – MG. Métodos: Utilizando a entrevista como instrumento de pesquisa, foram entrevistados quatro treinadores de escolinhas de Montes Claros – MG, com tempo de duração média de 8:25 minutos. Resultados: Onde foi constatado que os treinadores adotam as metodologias mais citadas atualmente na literatura, também foi identificado que suas escolhas são semelhantes. Considerações finais: Foi recomendado que para pesquisas futuras, investigasse como essas metodologias são utilizadas, ou amentando o número de treinadores analisados e correlacionando o desempenho delas com o nível de instrução do treinador e metodologias utilizadas.
Escolas de Futebol. Metodologia da Tática. Aprendizagem da Tática. Técnico de Futebol
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.