AS LEIS 10639/03 E 11645/08 – PERSPECTIVAS E DEBATES NO CAMPO DA ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Code: 200901386
23
6
Título

AS LEIS 10639/03 E 11645/08 – PERSPECTIVAS E DEBATES NO CAMPO DA ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

    Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do

  • Angélica Maria Vieira Cruz

    Vieira Cruz, Angélica Maria

DOI
10.37885/200901386
Publicado em

18/11/2020

Páginas

254-271

Capítulo

19

Resumo

As discussões relativas à diversidade cultural, em especial no campo da Educação, são permeadas por diversos debates e políticas culturais. No que se refere as políticas de reconhecimento da diversidade étnico-racial, destacam-se as leis 10.639/03 e 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Entendemos que essa discussão se mostra imprescindível também no meio acadêmico, em especial nas áreas das Licenciaturas. Partindo dessa compreensão, buscamos analisar se, e como as referidas leis são reconhecidas e tratadas na formação dos futuros docentes, ao entender que o espaço educacional está permeado por marcas da colonialidade que silenciam e invisiblizam a história e cultura de diversos grupos sociais, como negros, afrodescendentes e indígenas. O curso de formação tomado como “objeto” de investigação nesta pesquisa é o de Licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Petrônio Portela. Ao analisar como as leis são percebidas e tratadas, tomamos como base os discursos dos docentes e discentes, bem como o Projeto Político Pedagógico. É, portanto, sobre essa percepção que refletiremos nesse trabalho

Palavras-chave

Políticas Culturais. Educação. Diversidade. Antropologia. Colonialidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.