AS INTELIGÊNCIAS INATAS E A EFICIÊNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Code: 220107446
2
0
Título

AS INTELIGÊNCIAS INATAS E A EFICIÊNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autor(a):
  • Leonides Pereira de Souza Pereira

    Pereira, Leonides Pereira de Souza

DOI
10.37885/220107446
Publicado em

16/02/2022

Páginas

1554-1568

Capítulo

130

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar como as inteligências conaturais podem auxiliar o deficiente intelectual no desenvolvimento de habilidades cognitivas. A pesquisa foi realizada em livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos, constituindo-se uma pesquisa bibliográfica explicativa. Gardner (1994) e Antunes (1937) nortearam as reflexões principais para esta temática em harmonia aos conteúdos relacionados ao Atendimento Educacional Especializado. Os resultados da pesquisa se apresentam satisfatórios e reforçam a ideia básica de que as inteligências conaturais e múltiplas fortalecem a construção do plano de atendimento do aluno matriculado na sala de AEE, convergindo para melhoras na conceituação e generalização de ideias. Reforça também a ideia de que é urgente a revisão dos padrões que inferem sobre as métricas do coeficiente de inteligência para esse mesmo grupo de estudantes.

Palavras-chave

Conceito de inteligência. Inteligências múltiplas. Inteligência conatural. Atendimento Educacional Especializado. Habilidades cognitivas. Pseudo Testes.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.