AS (IM)POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Code: 211106658
4
1
Título

AS (IM)POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Ludmila da Cruz Barros

    Barros, Ludmila da Cruz

  • Silvana Matos Uhmann

    Uhmann, Silvana Matos

DOI
10.37885/211106658
Publicado em

01/05/2022

Páginas

44-55

Capítulo

3

Resumo

O ensino remoto é uma realidade educacional desafiadora para todos e, em especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Entram em cena os desafios muitas vezes existentes da inclusão desses alunos que, somando-se à distância da escola, professores, interações e, por vezes terapias, passam a tornar mais complexo o Transtorno e suas singularidades. Para entender essas questões, aproximou-se de uma família que vivencia esta realidade (filhas com TEA frequentam o 2º e 6° ano do Ensino Fundamental – uma de escola privada e outra pública – do município de Angra dos Reis/RJ) e, na forma qualitativa e de Estudo de Caso, buscou-se entrevistar a mãe das alunas para saber suas impressões sobre a atual escolarização de suas filhas, de acordo com o seguinte questionamento: como está acontecendo o processo de ensino e aprendizagem das alunas com TEA no momento atual devido uma pandemia? Este texto tem como objetivo refletir sobre a relação do ensino remoto diante do TEA, problematizando suas impossibilidades e/ou possibilidades a partir da estratégia da entrevista semiestruturada. Como resultados destaca-se a escassa relação entre escola e família (que por vezes já existia, mas que agora agravou-se), as dificuldades da família em gerenciar e desenvolver atividades pedagógicas de acordo com as singularidades necessárias às especificidades das alunas e o reconhecimento do avanço das limitações e comprometimentos do TEA devido o afastamento da escola e/ou pausa de atendimentos – fato que nos leva a reconhecer a importância (mesmo que com barreiras ainda existentes) do processo de inclusão de alunos com TEA em escolas regulares.

Palavras-chave

Inclusão, Desafios do ensino remoto, TEA.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.