AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NA GESTÃO EDUCACIONAL NO MUNCÍPIO DE ALTAMIRA
Keila Simone dos Anjos
Anjos, Keila Simone dos
Léia Gonçalves de Freitas
Freitas, Léia Gonçalves de
30/07/2021
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POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO REAL - VOLUME 2
O objetivo deste artigo é analisar as implicações da pandemia na gestão educacional municipal de Altamira – PA, no tocante às medidas geridas pela Secretaria Municipal de Educação - SEMED, para a organização do trabalho pedagógico nas escolas da rede. Neste sentido, problematizamos: quais medidas adotadas pela SEMED para a efetivação do ano letivo de 2021, de modo a minimizar ou evitar a precarização do trabalho pedagógico na rede municipal de ensino? Nosso entendimento é de que a educação altamirense foi impactada na sua forma mais ampla, gestão e organização do trabalho pedagógico, neste sentido, desenvolvemos o estudo a partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa baseado nos estudos de Ricoeur (1997), nos permitindo apontar os resultados: 1) vivenciamos um contexto de imprevisibilidade, exigindo, ressignificação docente, pois, novos parâmetros nortearam o planejamento das ações na gestão educacional; 2) as medidas adotadas pela SEMED em relação à formação docente e orientações para as aulas remotas, apesar de tímidas orientou os professores e consequentemente, deu celeridade ao calendário escolar buscando cumprir o planejamento curricular das escolas; 3) houve um movimento pouco significativo, por parte da SEMED, para minimizar ou evitar a precarização do trabalho pedagógico, ao contrário, evidenciamos perdas, causadas pelas desigualdades sociais, tanto aos alunos, quanto aos professores. assim, concluímos que a SEMED não tem uma política emergencial para equipar as redes com estrutura tecnológica, formar os professores, desenvolver estratégias para recuperar a aprendizagem perdida em mais de um ano de pandemia, tampouco recuperar os alunos que se evadiram.
Covid-19, Educação, Gestão Municipal.
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