AS EXPERIMENTAÇÕES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 221010714
8
0
Título

AS EXPERIMENTAÇÕES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Silmara Costa Moura

    Moura, Silmara Costa

  • Valquiria Castor Michiles

    Michiles, Valquiria Castor

  • Manolo Cleiton Costa Freitas

    Freitas, Manolo Cleiton Costa

  • Manoel Leão Lopes Junior

    Lopes Junior, Manoel Leão

  • Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas

    Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque

  • Lourivaldo Da Silva Santos

    Santos, Lourivaldo da Silva

  • Railda Neyva Moreira Araújo

    Araújo, Railda Neyva Moreira

  • Luely Oliveira Silva

    Silva, Luely Oliveira

  • Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro

    Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza

  • Marivaldo José Costa Corrêa

    Corrêa, Marivaldo José Costa

DOI
10.37885/221010714
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1224-1237

Capítulo

81

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

A relevância do ensino de química no Ensino Fundamental traz à tona muitos debates em nosso país. Em nossas escolas, o início das aulas de química ocorre apenas na série final do Ensino Fundamental, podendo ser entendida como a introdução para a disciplina a ser trabalhada no Ensino Médio. Este trabalho faz um estudo bibliográfico sobre a importância das experimentações em química como ferramenta didática eficaz no ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. A partir das pesquisas realizadas, foram analisados diversos autores que consideram a experimentação química, como uma estratégia didática relevante para a construção do saber/fazer científico, sendo um estímulo que desperte no aluno o interesse pela disciplina, pelos conteúdos que lhes são ensinados em sala de aula e que valorize suas experiências do cotidiano, configurando o valor da matéria, pela associação da teoria x prática. O referido trabalho traz importantes ponderações acerca de alguns fatores que contribuem para que haja um efetivo desenvolvimento do conhecimento cientifico a partir das aulas experimentais no ensino de ciências.

Palavras-chave

Ensino de Química, Experimentação, Ensino médio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.