AS EXPERIMENTAÇÕES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Silmara Costa Moura
Moura, Silmara Costa
Valquiria Castor Michiles
Michiles, Valquiria Castor
Manolo Cleiton Costa Freitas
Freitas, Manolo Cleiton Costa
Manoel Leão Lopes Junior
Lopes Junior, Manoel Leão
Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas
Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque
Lourivaldo Da Silva Santos
Santos, Lourivaldo da Silva
Railda Neyva Moreira Araújo
Araújo, Railda Neyva Moreira
Luely Oliveira Silva
Silva, Luely Oliveira
Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro
Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza
Marivaldo José Costa Corrêa
Corrêa, Marivaldo José Costa
29/12/2022
1224-1237
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A relevância do ensino de química no Ensino Fundamental traz à tona muitos debates em nosso país. Em nossas escolas, o início das aulas de química ocorre apenas na série final do Ensino Fundamental, podendo ser entendida como a introdução para a disciplina a ser trabalhada no Ensino Médio. Este trabalho faz um estudo bibliográfico sobre a importância das experimentações em química como ferramenta didática eficaz no ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. A partir das pesquisas realizadas, foram analisados diversos autores que consideram a experimentação química, como uma estratégia didática relevante para a construção do saber/fazer científico, sendo um estímulo que desperte no aluno o interesse pela disciplina, pelos conteúdos que lhes são ensinados em sala de aula e que valorize suas experiências do cotidiano, configurando o valor da matéria, pela associação da teoria x prática. O referido trabalho traz importantes ponderações acerca de alguns fatores que contribuem para que haja um efetivo desenvolvimento do conhecimento cientifico a partir das aulas experimentais no ensino de ciências.
Ensino de Química, Experimentação, Ensino médio.
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