AS DIMENSÕES DA CRIATIVIDADE MATEMÁTICA AFLORADAS EM ALUNOS DO QUINTO ANO DE ESCOLARIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONCEITO DE ÁREA

Code: 210705412
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Título

AS DIMENSÕES DA CRIATIVIDADE MATEMÁTICA AFLORADAS EM ALUNOS DO QUINTO ANO DE ESCOLARIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONCEITO DE ÁREA

Autores(as):
  • Célia Barros Nunes

    Nunes, Célia Barros

  • Manoel dos Santos Costa

    Costa, Manoel dos Santos

  • Marianne Santos Talher

    Talher, Marianne Santos

DOI
10.37885/210705412
Publicado em

31/10/2021

Páginas

165-181

Capítulo

13

Resumo

O presente artigo pretende analisar e interpretar as dimensões da criatividade matemática afloradas em alunos do 5º ano de escolaridade, quando envolvidos em tarefas sobre o conceito de área, centradas na resolução de problemas. Optou-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativo, no qual são apresentadas ideias fundamentais sobre Criatividade e Resolução de Problemas. Em seguida, a Metodologia de investigação, ressalta como se deu a coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados, percebeu-se que o trabalho desenvolvido com os alunos em torno da criatividade proporcionou variadas experiências, ricas e desafiantes, como seja a oportunidade de novas aprendizagens matemáticas, uma boa interação, socialização e discussão das estratégias utilizadas por eles, apoiadas em suas intuições e conhecimentos prévios. Outra percepção é que as dimensões da criatividade foram afloradas, quando estavam a pensar de modos diferentes e de produzirem um bom número de resoluções sobre o problema.

Palavras-chave

Educação Matemática, Dimensões da Criatividade, Resolução de Problemas, Conceito de Área.

Autor(a) Correspondente
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