AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Code: 210906239
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Título

AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Ketilin Mayra Pedro

    Pedro, Ketilin Mayra

  • Adrielli Lethicia Gordiano da Silva

    Silva, Adrielli Lethicia Gordiano da

DOI
10.37885/210906239
Publicado em

31/10/2021

Páginas

58-69

Capítulo

4

Publicado no livro

AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS

Resumo

RESUMOO ambiente escolar deve ser democrático, e para o cumprimento efetivo a rede de ensino deve se reestruturar para oferecer educação de qualidade para a diversidade de alunos. Indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), possuem prejuízos qualitativos na interação social, então é de suma importância para o seu desenvolvimento que estejam inseridos em um ambiente acolhedor, e com profissionais que favoreçam o processo de inclusão. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as possíveis contribuições da atuação profissional do Terapeuta Ocupacional (TO) no processo de inclusão, em uma instituição de ensino para crianças com TEA. Para tanto, foi aplicado um questionário para identificação dos professores quanto as possíveis contribuições da TO, no processo de inclusão escolar. Ao analisarmos a atuação do Terapeuta Ocupacional, no processo de inclusão e escolarização de crianças com TEA, observamos que por agregar conhecimentos de várias disciplinas e visualizar o processo de reabilitação, é uma área de conhecimento interdisciplinar. Assim, as contribuições da TO visam a promoção da independência, a autonomia dos indivíduos em suas diversas atividades cotidianas, e em diferentes ambientes de participação social. O trabalho da TO no contexto educacional, se caracteriza pelas atividades de apoio aos professores, através de procedimentos terapêuticos organizados sob diversos critérios. Destacamos que o trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e educação ainda é pouco explorado, se fazendo assim cada vez mais necessário a realização de estudos e produções frente a essa temática.

Palavras-chave

Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista, Educação.

Autor(a) Correspondente
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