AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Título

AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(a):
  • Taiane Vieira Da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221010410
    Publicado em

    30/11/2022

    Páginas

    28-40

    Capítulo

    2

    Resumo

    Este artigo visa abordar as contribuições da relação família-escola mediante o processo inclusivo na primeira etapa da educação básica. Abordar-se-á a educação inclusiva em uma perspectiva multifocal, envolvendo a educação infantil e o processo de inclusão escolar nessa modalidade, visto que o intuito de se estabelecer um vínculo com a relação família-escola no processo inclusivo seria um embasamento para se compreender o real sentido da inclusão escolar. Embora nessa faixa etária não exista tanta rejeição por parte dos alunos com relação à inclusão de alunos com necessidades especiais, se faz necessário um convívio precoce para se estabelecer a realidade a qual poderão vivenciar. Mediante as análises percebeu-se que ambos apresentam dificuldades em estabelecer este vínculo e fazer fluir esta parceria, por não se ter muito amparo legal que determine a inclusão para esta modalidade educacional, uma vez que os documentos complementares deveriam servir para apoiar essa e outras parcerias, as quais proporcionaria uma integração melhor no que se refere à inclusão escolar na primeira infância. Em suma, estes e outros conceitos foram abordados por meio de uma análise documental, na qual foram utilizados como fundamentos teóricos Paula (2007), Szymanski (2010), Facion (2009), Mantoan (2008), Fernandes (2007), Guerbert (2010), Pereira (2004), e Vitaliano (2010), entre outros. As contribuições da relação família-escola no processo de inclusão escolar na Educação Infantil delineiam-se as políticas educacionais sobre a inclusão escolar e sobre como ocorre o processo de inclusão escolar, em um contexto geral. A análise final levanta alguns aspectos relevantes, dentre os quais pode-se perceber a abertura de uma lacuna no envolvimento de pais e professores ao se proporcionar uma real educação inclusiva. Assim pressupõe que a inclusão está em fase de processo progressivo, o qual apresenta uma caminhada extensa para seu efetivo legal e social.

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    Palavras-chave

    Relação família-escola, Educandos com necessidades especiais. Inclusão, Educação Inclusiva.

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