AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NARRAM AS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MAIRI-BAHIA?

Code: 230111683
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Título

AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NARRAM AS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MAIRI-BAHIA?

Autores(as):
  • Nilcelio Sacramento De Sousa

    SOUSA, N. S.

  • Dilaneia De Oliveira Brito Santos

    SANTOS, D. de O. B.

  • Edinete Rios Mota

    MOTA, E. R.

DOI
10.37885/230111683
Publicado em

01/03/2023

Páginas

868-887

Capítulo

64

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

O uso da musicalização na Educação Infantil é um fator imprescindível para o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento da criança como um todo. O ato de cantar, dançar e brincar é uma das formas privilegiadas das crianças se expressarem, descobrirem, construírem, mas principalmente, dar significado ao mundo. Por isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar como a música pode ser utilizada como uma situação pedagógica que facilita o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil. Já os objetivos específicos: investigar algumas perspectivas teórica-metodológicas existentes que dizem respeito à problemática; analisar o papel do pedagogo frente à utilização das músicas como recurso metodológico e ressaltar a importância das mesmas para a Educação Infantil. Partimos do entendimento a utilização das músicas como uma situação lúdica contribui para o desenvolvimento e aprendizagem Infantil, visto que, por intermédio das músicas a criança apende de modo prazeroso. Como perspectiva metodológica foi realizada uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa sobre a temática, além de conversas com quatro professoras que trabalham na Educação Infantil de uma escola municipal, situada na sede do município Mairi, na Bahia. As conversas foram analisadas e interpretadas à luz das contribuições teóricas de autores/as do campo dos estudos da infância, ludicidade e desenvolvimento infantil que se alinham/dialogam com a perspectiva da utilização das músicas como uma ferramenta lúdica que contribui no desenvolvimento infantil, como Bueno (2012), Nogueira (2003), Bréscia (2003), Vygotsky (1999) e outros/as. As reflexões tecidas a partir das conversas realizadas com as professoras e com o marco teórico, mostram a importância da utilização da musicalização como situação pedagógica. Visto que, por meio da música a criança além de aprender brincando, o espaço-tempo da escola torna-se mais agradável e aconchegante.

Palavras-chave

Musicalização, Desenvolvimento infantil, Educação Infantil, Situação pedagógica.

Autor(a) Correspondente
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