AS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES E O EXERCÍCIO DO MOVIMENTO DA TRANSFORMAÇÃO DOS SEUS SABERES PARA O ENSINO RELIGIOSO

Code: 201001608
15
6
Título

AS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES E O EXERCÍCIO DO MOVIMENTO DA TRANSFORMAÇÃO DOS SEUS SABERES PARA O ENSINO RELIGIOSO

Autores(as):
  • Sidney A. da C. Damasceno

    Damasceno, Sidney A. da C.

  • Cláudia Patrícia F. da C. Damasceno

    Damasceno, Cláudia Patrícia F. da C.

  • Marinilson Barbosa da Silva

    Silva, Marinilson Barbosa da

DOI
10.37885/201001608
Publicado em

21/11/2020

Páginas

131-151

Capítulo

10

Resumo

O Ensino Religioso (ER) com fundamentação epistemológica nas Ciências das Religiões como atualmente instituído pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de uma conquista de sua classe docente. O presente estudo constituído como um artigo de revisão literária de resultado de pesquisa, fundamenta-se nos métodos dialético e funcionalista, com uma perspectiva analítica aplicada na contextualização atual do ER. Seu objetivo é examinar o como o entendimento da utilização do significado prático da teoria da Transposição Didática constitui-se como um dispositivo, na sistematização dos elementos que caracterizam o funcionamento didático no movimento de transformação dos saberes das Ciências das Religiões, até chegarem ao nível do saber escolar através do componente curricular do ER. O texto estrutura-se a partir de algumas considerações a respeito da contextualização histórica do componente curricular de ER da década de 1970 até a atual perspectiva pedagógico-didática orientada na BNCC. Apresenta os fundamentos da teoria da Transposição Didática, conforme os aportes de Yves Chevallard. Bem como, os resultados deste dispositivo através dos procedimentos de ensino do professor – ao reputar os elementos estruturantes da organização didática da aula. Desenvolve um exercício de transposição didática com uma aplicação a partir da BNCC e discorre a respeito da constituição da fundamentação teórica para esse exercício. Infere, ao constatar que o uso adequado da transposição didática como um dispositivo, favorece ao professor no exercício profissional da docência de ER e ao estudante com uma educação voltada para o exercício da cidadania, mediante a diversidade cultural religiosa brasileira.

Palavras-chave

Ciências das Religiões. Ensino Religioso. BNCC. Transposição Didática. Ensino-Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.