AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 210404430
Downloads
15
Views
132
Compartilhe
Título

AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Suelene de Rezende

  • Rute Cristina Domingos da Palma

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404430
    Publicado em

    02/06/2021

    Páginas

    94-113

    Capítulo

    6

    Resumo

    Com esta pesquisa, objetivou-se investigar quais noções espaciais as crianças mobilizam ao brincar e como as manifestam. A pesquisa, de cunho qualitativo e fundamentada nos aportes da teoria histórico-cultural, realizada em contexto escolar com crianças de 5 anos, utilizou, como instrumentos para produção de dados, os registros videográficos, fotográficos e pictográficos das crianças e o diário de campo da pesquisadora. As crianças mobilizaram noções de posição, direção, sentido e localização, assim como conseguiram, em algumas situações, orientar-se a partir de pontos de referência e manifestaram-se prioritariamente pela linguagem gestual, embora a linguagem oral se tenha evidenciado.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação infantil. Educação matemática. Noções espaciais.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar