AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 210404430
14
3
Título

AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Suelene de Rezende

    Rezende, Suelene de

  • Rute Cristina Domingos da Palma

    Palma, Rute Cristina Domingos da

DOI
10.37885/210404430
Publicado em

02/06/2021

Páginas

94-113

Capítulo

6

Resumo

Com esta pesquisa, objetivou-se investigar quais noções espaciais as crianças mobilizam ao brincar e como as manifestam. A pesquisa, de cunho qualitativo e fundamentada nos aportes da teoria histórico-cultural, realizada em contexto escolar com crianças de 5 anos, utilizou, como instrumentos para produção de dados, os registros videográficos, fotográficos e pictográficos das crianças e o diário de campo da pesquisadora. As crianças mobilizaram noções de posição, direção, sentido e localização, assim como conseguiram, em algumas situações, orientar-se a partir de pontos de referência e manifestaram-se prioritariamente pela linguagem gestual, embora a linguagem oral se tenha evidenciado.

Palavras-chave

Educação infantil. Educação matemática. Noções espaciais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.