AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202106/1622591754_capa 3D-480.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Suelene de Rezende
Rute Cristina Domingos da Palma
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
02/06/2021
94-113
6
Com esta pesquisa, objetivou-se investigar quais noções espaciais as crianças mobilizam ao brincar e como as manifestam. A pesquisa, de cunho qualitativo e fundamentada nos aportes da teoria histórico-cultural, realizada em contexto escolar com crianças de 5 anos, utilizou, como instrumentos para produção de dados, os registros videográficos, fotográficos e pictográficos das crianças e o diário de campo da pesquisadora. As crianças mobilizaram noções de posição, direção, sentido e localização, assim como conseguiram, em algumas situações, orientar-se a partir de pontos de referência e manifestaram-se prioritariamente pela linguagem gestual, embora a linguagem oral se tenha evidenciado.
Ler mais...Educação infantil. Educação matemática. Noções espaciais.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.