AS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL: DESAFIOS E INTENCIONALIDADES

Code: 200901227
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Título

AS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL: DESAFIOS E INTENCIONALIDADES

Autores(as):
  • Elisabeth dos Santos Tavares

  • Mariangela Camba

  • Michel Costa

  • Paolo Civita

  • Maria Emilia Couto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200901227
    Publicado em

    17/11/2020

    Páginas

    243-253

    Capítulo

    18

    Resumo

    Neste texto discutem-se as políticas de avaliação em larga escala no Brasil, e no Estado de São Paulo, a partir do momento da implementação, nos anos de 1990, até os dias atuais, onde se verificam as incoerências presentes nessas políticas liberais hegemônicas com a criação de outros instrumentos regulatórios, como o SARESP e o IDEB, sendo que durante esse percurso uma forma de controle e regulação se instala, essas avaliações têm como base de medida, os resultados do rendimento escolar dos alunos, e são utilizadas para controlar e responsabilizar as redes de ensino e seus atores pela má qualidade do ensino no Brasil e pelos resultados obtidos apesar dos incessantes discursos pela melhoria da qualidade da educação no Brasil.

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    Palavras-chave

    política educacional, avaliação de larga escala

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