ARTETERAPIA COM DEPENDENTES DE DROGAS: ANÁLISE DO DESENHO DA PONTE E PROCESSO DE TRATAMENTO

Code: 220609125
11
3
Título

ARTETERAPIA COM DEPENDENTES DE DROGAS: ANÁLISE DO DESENHO DA PONTE E PROCESSO DE TRATAMENTO

Autores(as):
  • Ana Cláudia Afonso Valladares-Torres

    Valladares-Torres, Ana Cláudia Afonso

  • Felipe Leonardo de Carvalho Moura

    Moura, Felipe Leonardo de Carvalho

DOI
10.37885/220609125
Publicado em

01/08/2022

Páginas

40-59

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar a qualidade da produção gráfica do desenho da “ponte” durante uma intervenção de Arteterapia, elaborada por dependentes de drogas em diferentes fases de tratamento. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e comparativa, desenvolvida com 108 dependentes de drogas usuário de um CAPS-ad do Distrito Federal. Os participantes foram separados em três grupos: o Grupo Início (GIN) – com tempo de tratamento menor do que dois meses; o Grupo Intermediário (GIT) – com tempo de tratamento de três a dezoito meses e o Grupo Avançado (GA) – com tempo de tratamento acima de dois anos; cada grupo foi constituído de 36 desenhos. Para a análise dos dados utilizaram-se: (a) Questionário com alguns dados do perfil dos participantes; (b) Desenhos temáticos da “ponte”; (c) Questionário sobre o desenho; (d) Roteiro de Avaliação dos aspectos de análise qualitativa da representação plástica em Arteterapia. Resultados: Os desenhos das “pontes” elaborados pelos participantes expuseram o momento psíquico que seus autores apresentavam no momento da criação, ainda que em diferentes estágios e níveis que cada um, de forma singular e subjetiva se mostrou, percebeu-se que, na totalidade, os participantes do GA evidenciaram, em seus trabalhos, mais equilíbrio, vitalidade e energia. Em contraponto, nos desenhos dos participantes do GIN afloraram menos vitalidade e mais desequilíbrio psíquico. Conclusão: O desenho temático da “ponte” durante uma intervenção de Arteterapia evidenciou a personalidade do participante por meio das cores, pelo preenchimento do espaço, pelos elementos presentes no trabalho, pelos movimentos que traduziram sentimentos, pensamentos, sensações e emoções dos seus autores.

Palavras-chave

Arteterapia, terapia pela arte, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Serviço em saúde mental, Teoria junguiana, Processo de cuidar em saúde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.