ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Gabriel Ramos Ferreira
Ferreira, Gabriel Ramos
Claudia Celeste Celestino
Celestino, Claudia Celeste
Wesley Góis
Góis, Wesley
Cláudia de Oliveira Lozada
Lozada, Cláudia de Oliveira
02/12/2021
12-24
1
O ASTROEM é um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC), financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com objetivo de integrar a cultura aeroespacial com os conteúdos formativos do ensino básico. Algumas ações do ASTROEM estão estruturadas em cursos e formação de professores. Durante a pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, todas as estratégias do ASTROEM foram modificadas no sentido de atender, via ensino remoto emergencial, os objetivos desta ação. Um dos desafios de desenvolver esta ação, em meio remoto, foi o engajamento dos cursistas. Por outro lado, com a estratégia de curso remoto, alcançaram-se alunos e escolas fora da região metropolitana de São Paulo. Por fim, mesmo nesta situação de pandemia, também foi possível aplicar a metodologia ASTROEM e contribuir com a formação interdisciplinar dos alunos.
Ciência, Tecnologia, Extensão, Ensino, Interdisciplinaridade.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.