ARMAZÉM DA CAATINGA E OS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: UM ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO DA BAHIA
Aluísio Sampaio Neto
Neto, Aluísio Sampaio
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
José Lincoln Pinheiro Araújo
Araújo, José Lincoln Pinheiro
Antonio De Santana Padilha Neto
Neto, Antonio de Santana Padilha
Maria Herbênia Lima Cruz Santos
Santos, Maria Herbênia Lima Cruz
Eryka Fernanda Miranda Sobral
Sobral, Eryka Fernanda Miranda
Silvio André Vital Junior
Junior, Silvio André Vital
Reinaldo Pacheco Dos Santos
Santos, Reinaldo Pacheco dos
Florisvaldo Cavalcanti Dos Santos
Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos
Jefferson Gomes Fonseca Tolentino
Tolentino, Jefferson Gomes Fonseca
30/07/2022
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A criação de espaços colaborativos de comercialização de produtos produzidos pela Agricultura Familiar de base agroecológica possibilita o fortalecimento do mercado, dado a maior preocupação da população em geral no consumo de alimentos mais saudáveis. Nessa perspectiva, contribuindo com a dinâmica dos Canais Curtos de Comercialização (CCC), aproximando uma rede de produtores locais de produtos oriundos da caatinga na Região do Vale do São Francisco à sua rede de consumidores é criado o Armazém da Caatinga “Produtos da Agricultura Familiar Brasileira”. Objetivo: Apresentar como se deu a implantação e tem se dado e tem se dado a gestão do Armazém da Caatinga “Produtos da Agricultura Familiar Brasileira” na comercialização de produtos de base agroecológica no município de Juazeiro-Bahia. Método: É um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Criado em 2022, o Armazém da Caatinga “Produtos da Agricultura Familiar Brasileira”, dispõem de uma variedade de produtos agroecológicos orgânicos e naturais regionais e um restaurante denominado “Restaurante Caatingueiros”, com pratos regionais, naturais e orgânicos. Fortalecendo o mercado de produtos com base agroecológica, é gerido por meio da parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), apoiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Conclusão: A implantação de mercados compartilhados contribui para o desenvolvimento sustentável territorial local, assim como para a articulação de políticas públicas para os empreendimentos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária fortalecendo a competitividade, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico local.
Palavras-chave: Emprego, Estímulo, Negócio, Política-Pública, Renda.
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