ARMAZÉM DA CAATINGA E OS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: UM ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO DA BAHIA

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Título

ARMAZÉM DA CAATINGA E OS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: UM ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO DA BAHIA

Autores(as):
  • Aluísio Sampaio Neto

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

  • José Lincoln Pinheiro Araújo

  • Antonio De Santana Padilha Neto

  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos

  • Eryka Fernanda Miranda Sobral

  • Silvio André Vital Junior

  • Reinaldo Pacheco Dos Santos

  • Florisvaldo Cavalcanti Dos Santos

  • Jefferson Gomes Fonseca Tolentino

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220609285
    Publicado em

    30/07/2022

    Páginas

    40-49

    Capítulo

    3

    Resumo

    A criação de espaços colaborativos de comercialização de produtos produzidos pela Agricultura Familiar de base agroecológica possibilita o fortalecimento do mercado, dado a maior preocupação da população em geral no consumo de alimentos mais saudáveis. Nessa perspectiva, contribuindo com a dinâmica dos Canais Curtos de Comercialização (CCC), aproximando uma rede de produtores locais de produtos oriundos da caatinga na Região do Vale do São Francisco à sua rede de consumidores é criado o Armazém da Caatinga “Produtos da Agricultura Familiar Brasileira”. Objetivo: Apresentar como se deu a implantação e tem se dado e tem se dado a gestão do Armazém da Caatinga “Produtos da Agricultura Familiar Brasileira” na comercialização de produtos de base agroecológica no município de Juazeiro-Bahia. Método: É um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Criado em 2022, o Armazém da Caatinga “Produtos da Agricultura Familiar Brasileira”, dispõem de uma variedade de produtos agroecológicos orgânicos e naturais regionais e um restaurante denominado “Restaurante Caatingueiros”, com pratos regionais, naturais e orgânicos. Fortalecendo o mercado de produtos com base agroecológica, é gerido por meio da parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), apoiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Conclusão: A implantação de mercados compartilhados contribui para o desenvolvimento sustentável territorial local, assim como para a articulação de políticas públicas para os empreendimentos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária fortalecendo a competitividade, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico local.

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    Palavras-chave

    Palavras-chave: Emprego, Estímulo, Negócio, Política-Pública, Renda.

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