ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO

Code: 210906213
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Título

ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO

Autores(as):
  • Valter Magalhães Costa

    Costa, Valter Magalhães

  • Iole de Freitas Druck

    Druck, Iole de Freitas

DOI
10.37885/210906213
Publicado em

31/10/2021

Páginas

120-132

Capítulo

9

Resumo

Os documentos oficiais que tratam da Educação Básica no Brasil enfatizam que o objetivo da mesma é promover o desenvolvimento pleno, a formação para a cidadania e a qualificação para o trabalho. Neles fica clara importância de valorizar atividades que promovam o efetivo favorecimento de tais objetivos, embora não forneçam indicações específicas sobre como fazê-lo, nas várias áreas do conhecimento. Dessa forma, neste trabalho, discutimos o significado da formação integral do educando bem como o papel que a Matemática escolar pode desempenhar para sua promoção. Particularmente, em Matemática, pensamos no desenvolvimento de atividades em Geometria que favoreçam o desenvolvimento da competência argumentativa, fundamental para a apropriação do pensamento crítico. Para tal, a fim de abordar a temática da formação integral e sua relação com as argumentações e o pensamento crítico em sala de aula de Matemática, apoiamo-nos principalmente em trabalhos de Carraher, Balacheff, de Villiers e Skovsmose.

Palavras-chave

Pensamento crítico, Desenvolvimento, Argumentações, Formação Integral.

Autor(a) Correspondente
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