APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Code: 230713594
4
0
Título

APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Autor(a):
  • Solange Izabel Balbino

    Balbino, Solange Izabel

DOI
10.37885/230713594
Publicado em

31/08/2023

Páginas

30-44

Capítulo

2

Resumo

Neste texto buscamos compreender as aproximações entre os conteúdos da Educação Física Escolar e o ideal preconizado pela Educação integral em tempo integral por meio da análise da prática pedagógica dos professores e das professoras da disciplina nesse modelo escolar. Utilizamos a entrevista narrativa para a coleta dos dados. Nos questionamos qual o espaço da disciplina em questão no tempo estendido da escola e de que maneira a prática docente se estabelece diante do contexto do tempo integral na escola. Partimos do princípio que a prática pedagógica se encaminha para a formação humana integral dos e das estudantes e com a garantia de qualidade do tempo ampliado na escola. Consideramos que a implementação de escolas com jornada estendida sejam um avanço para a educação pública brasileira, contudo acreditamos que as equipes que coordenam essas escolas precisam fazê-las caminhar para uma educação integral de fato.

Palavras-chave

Educação Física, Escola de Tempo Integral, Prática Pedagógica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.