APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EJA: UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Code: 221110958
23
0
Título

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EJA: UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Autor(a):
  • Adonis Rogério Fracaro

    Fracaro, Adonis Rogério

DOI
10.37885/221110958
Publicado em

31/01/2023

Páginas

31-45

Capítulo

2

Resumo

Este trabalho faz parte de um aprofundamento de estudos acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cabe destacar a importância de repensar o ensino e a aprendizagem de Matemática, sobretudo na EJA, tema central deste manuscrito. Para isso refletiu-se sobre o auxílio da Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática para que, de fato, o aluno participe da construção do próprio conhecimento, conseguido assim, uma aprendizagem significativa. Destacamos ainda a preparação do professor quando se desafia em trabalhar com formatos ditos não tradicionais de ensino, observando a ruptura no papel desempenhado pelo docente em sala de aula, deixando, assim, de ser o único detentor do saber e passando a assumir uma postura de mediador.

Palavras-chave

Resolução de problemas, Educação de Jovens e Adultos, Metodologias de ensino, Aprendizagem Significativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.