APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Code: 230914292
6
0
Título

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores(as):
  • Elberto Teles Ribeiro

    Ribeiro, E.T.

  • Marília Fagury Videira Marcelino-alves

    MARCELIANO-ALVES, Marilia Fagury Videira

  • Pedro Sérgio Mora Filho

    MORA FILHO, Pedro Sérgio

  • Edson Ferreira De Siqueira Junior

    SIQUEIRA JUNIOR, E. F.

  • Gilberto Claudino Da Silva Júnior

    CLAUDINO SILVA JR, G.

  • Rita De Kassia Leopoldo Claudino Da Silva

    CLAUDINO DA SILVA, R. K. L

  • Acaz Petrus Soares

    SOARES, ACAZ PETRUS

DOI
10.37885/230914292
Publicado em

30/09/2023

Páginas

47-59

Capítulo

4

Resumo

O presente trabalho buscar abordar a importância do uso de metodologias ativas na educação em saúde para promover uma aprendizagem significativa. Através da exploração de diferentes metodologias, como a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem por projetos e a simulação clínica, é possível criar um ambiente de ensino dinâmico e interativo, no qual os alunos são incentivados a participar ativamente do processo de aprendizagem. As metodologias ativas permitem que os estudantes construam seu conhecimento de forma mais autônoma, ao invés de serem apenas receptores passivos de informações. Dessa forma, eles são incentivados a refletir sobre os conteúdos, relacionando-os com suas experiências prévias e aplicando-os em situações reais. Além disso, o uso de metodologias ativas na educação em saúde promove a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o exercício profissional na área da saúde. Através de atividades práticas, como simulações de casos clínicos, os estudantes podem desenvolver suas habilidades de raciocínio clínico, tomada de decisão e comunicação interpessoal. Apesar dos benefícios das metodologias ativas, é importante ressaltar que sua implementação requer uma mudança na cultura educacional e na forma de avaliação. Os professores devem ser facilitadores da aprendizagem, auxiliando os alunos na construção do conhecimento, ao invés de apenas transmiti-lo. Além disso, as avaliações devem ser mais focadas nas habilidades e competências adquiridas durante o processo de aprendizagem, ao invés de se basearem apenas em provas escritas. Em conclusão, o uso de metodologias ativas na educação em saúde promove uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, estimulando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o exercício profissional na área da saúde. No entanto, é necessário investir na formação dos professores e na adaptação do currículo e das avaliações para potencializar os benefícios dessas metodologias.

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Educação em Saúde, Aprendizagem Significativa, Interdisciplinaridade, Trabalho em Equipe.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.