APRENDER A ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA
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APRENDER A ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo
Marlene Terezinha Fernandes
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02/06/2021
80-93
5
O capítulo discute o ensino matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o olhar de acadêmicos de um curso de Pedagogia de uma universidade privada do sul do Brasil. Objetivo: investigar, na perspectiva dos acadêmicos do curso de Pedagogia, a formação matemática recebida e os desafios para ensinar os conceitos matemáticos iniciais durante o estágio curricular. Método: organizou-se um grupo focal com a participação voluntária de oito acadêmicos após a realização do estágio de docência nos anos iniciais. Vamos discutir neste artigo dois questionamentos feitos ao grupo focal sobre: i) os desafios para o ensino de matemática nos anos iniciais e ii) quais as contribuições da formação recebida para ensinar tais conteúdos. Resultados: os acadêmicos relataram que manifestaram, durante sua prática de estágio, as vivências que foram marcantes no seu percurso de formação, traduzidas em facilidades e/ou dificuldades com a matemática. Conclusão: consideramos que ainda há necessidade que se ampliem e aprofundem os conhecimentos sobre os processos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos iniciais e ter domínio didático-pedagógico sobre o conteúdo a ser ministrado nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ler mais...Educação Matemática, Formação Inicial, Pedagogia, Saberes da Docência.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
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