APRENDER A ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA

Code: 210504493
16
2
Título

APRENDER A ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA

Autores(as):
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

    Justo, Jutta Cornelia Reuwsaat

  • Marlene Terezinha Fernandes

    Fernandes, Marlene Terezinha

DOI
10.37885/210504493
Publicado em

02/06/2021

Páginas

80-93

Capítulo

5

Resumo

O capítulo discute o ensino matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o olhar de acadêmicos de um curso de Pedagogia de uma universidade privada do sul do Brasil. Objetivo: investigar, na perspectiva dos acadêmicos do curso de Pedagogia, a formação matemática recebida e os desafios para ensinar os conceitos matemáticos iniciais durante o estágio curricular. Método: organizou-se um grupo focal com a participação voluntária de oito acadêmicos após a realização do estágio de docência nos anos iniciais. Vamos discutir neste artigo dois questionamentos feitos ao grupo focal sobre: i) os desafios para o ensino de matemática nos anos iniciais e ii) quais as contribuições da formação recebida para ensinar tais conteúdos. Resultados: os acadêmicos relataram que manifestaram, durante sua prática de estágio, as vivências que foram marcantes no seu percurso de formação, traduzidas em facilidades e/ou dificuldades com a matemática. Conclusão: consideramos que ainda há necessidade que se ampliem e aprofundem os conhecimentos sobre os processos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos iniciais e ter domínio didático-pedagógico sobre o conteúdo a ser ministrado nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave

Educação Matemática, Formação Inicial, Pedagogia, Saberes da Docência.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.