APRENDENDO ANÁLISE COMBINATÓRIA COM O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN

Code: 210102854
10
9
Título

APRENDENDO ANÁLISE COMBINATÓRIA COM O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN

Autores(as):
  • Daniela Batista Santos

    Santos, Daniela Batista

  • Cássio Lopes Carneiro Carneiro

    Carneiro, Cássio Lopes Carneiro

DOI
10.37885/210102854
Publicado em

04/02/2021

Páginas

375-389

Capítulo

23

Resumo

Apresentamos uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar as contribuições de atividades com potencial lúdico, contextualizado, diversificado e pautado na Teoria das Situações Didáticas (TSD) para amenizar as dificuldades em compreensão da Análise Combinatória. Para isso, apresentamos a análise de uma proposta didática e duas das sete questões do questionário aplicado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Alagoinhas, Bahia. Para a construção dos dados, aplicamos uma proposta didática produzida no Projeto de Iniciação Científica que teve como foco, o estudo do livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan (2002), pautando na TSD e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Para a análise dos dados, utilizamos a Engenharia Didática a partir da análise à priori e à posteriori. Socializamos os resultados da atividade desenvolvida a partir do capítulo XXXI que aborda o problema dos cinco discos. Os dados revelaram que houve uma boa aceitação dos alunos em trabalhar com o referido conto e que este contribuiu significativamente para o aprendizado de conceitos de Análise Combinatória, estimulou o raciocínio lógico e possibilitou ler e interpretar as situações problema. Os alunos, em sua maioria, conseguiram resolver corretamente o problema proposto e demonstraram interesse e empenho na participação da atividade. Inferimos que trabalhar com a contextualização, o lúdico, e a interpretação nas aulas de matemática, tem potencial de alcançar um maior número de alunos, promovendo mais interesse pelos conceitos matemáticos e proporciona diversificar a metodologia, oportunizando uma aprendizagem mais dinâmica, lúdica e crítica.

Palavras-chave

Análise Combinatória, Teoria dos Campos Conceituais, Malba Tahan, Teoria das Situações Didáticas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.