APORTES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL EM ATIVIDADE DE ENSINO DE MEDIDAS DE TEMPO E ÁREA
Ana Paula Gladcheff Munhoz
Munhoz, Ana Paula Gladcheff
Moisés Alves Fraga
Fraga, Moisés Alves
Neusa Maria Marques Souza
Souza, Neusa Maria Marques
Anelisa Kisielewski Esteves
Esteves, Anelisa Kisielewski
Amanda Cristina Tedesco Piovezan
Piovezan, Amanda Cristina Tedesco
04/02/2021
678-700
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
O desenvolvimento do conceito de medida na escola depende diretamente da determinação da qualidade a ser quantificada. Nesse processo de apropriação, existem três fases essenciais: destacar a grandeza a ser medida; comparar grandezas de mesma natureza e expressar numericamente o resultado da comparação. Este artigo aborda o trabalho com grandezas que, talvez, sejam consideradas as mais complexas de serem compreendidas, principalmente pelas crianças: as grandezas tempo e área. Ele possui como objetivo central evidenciar a elaboração e discussão de situações de ensino para os conceitos de medida de tempo e área, revelando e quantificando a qualidade que eles expressam. Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, a proposta é discutir sobre um ensino “não procedimental”, que transcenda a leitura de horas e calendários, a aplicação de fórmulas desvinculadas de significados e dialogue sobre possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho com medidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio do desenvolvimento de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.
Anos iniciais do Ensino Fundamental; Grandezas e Medidas; Teoria Histórico-Cultural; Atividade Orientadora de Ensino; Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.
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