APORTES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL EM ATIVIDADE DE ENSINO DE MEDIDAS DE TEMPO E ÁREA

Code: 201102307
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Título

APORTES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL EM ATIVIDADE DE ENSINO DE MEDIDAS DE TEMPO E ÁREA

Autores(as):
  • Ana Paula Gladcheff Munhoz

    Munhoz, Ana Paula Gladcheff

  • Moisés Alves Fraga

    Fraga, Moisés Alves

  • Neusa Maria Marques Souza

    Souza, Neusa Maria Marques

  • Anelisa Kisielewski Esteves

    Esteves, Anelisa Kisielewski

  • Amanda Cristina Tedesco Piovezan

    Piovezan, Amanda Cristina Tedesco

DOI
10.37885/201102307
Publicado em

04/02/2021

Páginas

678-700

Capítulo

44

Resumo

O desenvolvimento do conceito de medida na escola depende diretamente da determinação da qualidade a ser quantificada. Nesse processo de apropriação, existem três fases essenciais: destacar a grandeza a ser medida; comparar grandezas de mesma natureza e expressar numericamente o resultado da comparação. Este artigo aborda o trabalho com grandezas que, talvez, sejam consideradas as mais complexas de serem compreendidas, principalmente pelas crianças: as grandezas tempo e área. Ele possui como objetivo central evidenciar a elaboração e discussão de situações de ensino para os conceitos de medida de tempo e área, revelando e quantificando a qualidade que eles expressam. Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, a proposta é discutir sobre um ensino “não procedimental”, que transcenda a leitura de horas e calendários, a aplicação de fórmulas desvinculadas de significados e dialogue sobre possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho com medidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio do desenvolvimento de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.

Palavras-chave

Anos iniciais do Ensino Fundamental; Grandezas e Medidas; Teoria Histórico-Cultural; Atividade Orientadora de Ensino; Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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