APOIO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Code: 221211319
4
0
Título

APOIO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores(as):
  • Caren Rossi

    ROSSI, Caren

  • Valesca Irala

    IRALA, Valesca

DOI
10.37885/221211319
Publicado em

29/12/2022

Páginas

738-747

Capítulo

51

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IX

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral compartilhar uma experiência de apoio ao discente ingressante em uma universidade pública utilizando tecnologias digitais. Como objetivos específicos: comparar as primeiras turmas presenciais do curso oferecido “Rumo ao sucesso nos estudos”, com as turmas online no período da pandemia; exemplificar como as tecnologias digitais podem auxiliar nas atividades de apoio pedagógico a estudantes ingressantes e apresentar as avaliações realizadas pelos participantes. O método utilizado foi pesquisa descritiva, com enfoque metodológico qualitativo. Como unidade de análise teve-se um grupo de alunos de um campus universitário do sul do Rio Grande do Sul. Sendo assim, caracteriza-se como um estudo de caso único. Para a busca de dados, utilizou-se a observação e a análise documental do instrumento de avaliação da atividade proposta. Os resultados demonstraram que o curso atingiu os objetivos e que o apoio pedagógico pode se utilizar das tecnologias digitais para desenvolver um trabalho importante na adaptação dos universitários à vida acadêmica. Assim, entende-se que a experiência apresentada cumpriu seus objetivos e pode ser melhorada e readaptada a partir das reflexões sobre a prática e as necessidades dos estudantes universitários em diferentes contextos.

Palavras-chave

Apoio pedagógico, Universidade, Tecnologias digitais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.