APLICATIVO PARA RESIDENTES DE ORTOPEDIA ETRAUMATOLOGIA: A TECNOLOGIA A FAVOR DO APRENDIZADO

Code: 200600564
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Título

APLICATIVO PARA RESIDENTES DE ORTOPEDIA ETRAUMATOLOGIA: A TECNOLOGIA A FAVOR DO APRENDIZADO

Autores(as):
  • Jonatas Brito de Alencar Neto

    Alencar Neto,Jonatas Brito de

  • Emmanuella Passos Chaves Rocha

    Rocha,Emmanuella Passos Chaves

  • Ramille Araújo Lima

    Lima,Ramille Araújo

DOI
10.37885/200600564
Publicado em

10/09/2020

Páginas

289-300

Capítulo

21

Resumo

Os aplicativos, quando usados em favor do conhecimento, podem possibilitar o acesso remoto, como também, o alcance online e imediato à informação. O desenvolvimento técnico do aplicativo foi direcionado para a plataforma iOS® e Android®, no Laboratório de Inovações Tecnológicas (LIT), do Centro Universitário Christus (Fortaleza-Ceará), com a ajuda técnica de um webdesigner e de um programador. O aplicativo, desenvolvido em língua portuguesa, é gratuito e não vinculado a nenhum website. Para a validação de aplicabilidade, a ferramenta foi testada em 132 participantes divididos em quatro grupos: 1) estudantes de medicina do Centro Universitários Christus, 2) estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará; 3) residentes em ortopedia e traumatologia do Ceará; 4) especialistas em Traumatologia e Ortopedia, preceptores da residência médica do Instituto José Frota. Foi utilizado o questionário validado System Usability Scale (SUS) para avaliar a praticidade e a exequibilidade do aplicativo como ferramenta adjuvante de aprendizado. Entre os 132 participantes, 55,3% (73/132) têm como sistema operacional o iOS®, enquanto 44,7% (59/132) utilizam Android®. Todos os 132 participantes (100%) disseram já ter utilizado algum aplicativo em seus smartphones, e apenas 6 (4,5%) citaram nunca ter utilizado aplicativos para fins acadêmicos. Há diferença estatística relevante quanto ao sistema operacional de preferência entre os quatro grupos (p-valor <0,001). 100% (132) afirmou ser uma tecnologia útil no desenvolvimento teórico do residente, além dos 93,4% (124) que concordou como método auxiliar de aprendizado em médicos ortopedistas em geral. O aplicativo obteve escore SUS médio de 84,2 (desvio padrão 10,8) com margem de erro de 1,9 (nota A+). O escore SUS teve variância entre 82,4 e 86,1 (IC 95%). O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,797, configurando a amostra com um bom nível de confiabilidade. O aplicativo desenvolvido obteve êxito nos testes realizados podendo ser uma alternativa na educação médica na área ortopédica

Palavras-chave

Ortopedia. Treinamento por simulação. Software. Aplicativo para residentes. Ensino médico.

Autor(a) Correspondente
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