APLICANDO TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO PARA GERAR ENGAJAMENTO CÍVICO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E APLICAÇÃO EM PROVA DE CONCEITO

Code: 220308270
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Título

APLICANDO TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO PARA GERAR ENGAJAMENTO CÍVICO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E APLICAÇÃO EM PROVA DE CONCEITO

Autores(as):
  • Felipe Rocha de Aquino

    Aquino, Felipe Rocha de

  • Alysson Diniz dos Santos

    Dos Santos, Alysson Diniz

  • Lara Sucupira Furtado

    Furtado, Lara Sucupira

  • Ticiana Linhares Coelho Da Silva

    Silva, Ticiana Linhares Coelho da

  • Ticianne de Gois Ribeiro Darin

    Darin, Ticianne de Gois Ribeiro

DOI
10.37885/220308270
Publicado em

01/05/2022

Páginas

97-114

Capítulo

7

Resumo

Objetivo: Investigar a aplicação da gamificação para gerar engajamento de usuários no sistema. Métodos: Foi realizada uma revisão do estado da arte, desenvolvida uma funcionalidade gamificada para o sistema ÍRIS SEPLAG do Governo do Estado do Ceará, e foi avaliado inicialmente se o sistema e a funcionalidade atingiram o nível de engajamento esperado. Resultados: A revisão fundamenta o arcabouço teórico do trabalho, e detalha estudos e funcionalidades gamificadas que estão sendo aplicadas em iniciativas de engajamento cívico. A funcionalidade gamificada desenvolvida, que consiste em um assistente que fornece missões para o usuário aprender e interagir com uma plataforma de consulta pública sobre o orçamento e a execução de obras públicas do Governo do Estado, foi avaliada preliminarmente utilizando o instrumento UES-Br, aplicado em testes A/B em dois grupos de 10 participantes. A avaliação, embora exploratória, indica dados promissores sobre a aplicação da gamificação e torna possível apontar direções para trabalhos futuros, como a utilização de métodos de coleta de dados mais profundos e avaliações mais extensas. Conclusão: Espera-se que o presente trabalho possa incentivar iniciativas de governo digital que utilizem a gamificação para melhorar as experiências dos usuários, e ajudar no desenvolvimento e avaliação de futuros trabalhos no contexto apresentado.

Palavras-chave

Governo Digital, Gamificação, Engajamento Cívico, Engajamento.

Autor(a) Correspondente
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