APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO E SUPERFÍCIE DE RESPOSTA PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSAMENTO MÍNIMO DE POLPA DE MANGA (MANGÍFERA INDICA L. VAR. TOMMY ATKINS)

Code: 200800984
12
3
Título

APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO E SUPERFÍCIE DE RESPOSTA PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSAMENTO MÍNIMO DE POLPA DE MANGA (MANGÍFERA INDICA L. VAR. TOMMY ATKINS)

Autores(as):
  • Suellen Arlany Silva Gomes

    Gomes, Suellen Arlany Silva

  • Marcelo Edvan dos Santos Silva

    Silva, Marcelo Edvan dos Santos

  • Cinara Vanessa de Muniz Almeida

    Almeida, Cinara Vanessa de Muniz

  • Dayane Nunes Barros

    Barros, Dayane Nunes

  • Rodrigo Mendonça de Lucena

    Lucena, Rodrigo Mendonça de

  • Marteson Cristiano dos Santos Camelo

    Camelo, Marteson Cristiano dos Santos

  • Romero Luiz Mendonça Sales Filho

    Sales Filho, Romero Luiz Mendonça

  • Suzana Pedroza da Silva

    Silva, Suzana Pedroza da

DOI
10.37885/200800984
Publicado em

19/09/2020

Páginas

179-195

Capítulo

14

Resumo

O diagrama de pareto e a metodologia de superfície de resposta são ferramentas eficientes para otimização dos processos alimentícios. A manga é uma fruta bastante cultivada e consumida no Brasil. Devido à sua perecibilidade, o processamento mínimo é uma ótima alternativa para manutenção do fruto. Neste trabalho foi avaliado o efeito da temperatura de armazenamento, concentração de ácido ascórbico e cloreto de cálcio na polpa minimamente processada da manga (Mangífera Indica L. variedade Tommy Atkins), utilizando parâmetros físico-químicos e uso do diagrama de pareto e superfície de resposta. As variáveis independentes: concentração de ácido ascórbico (0,66 – 2,34% m/v), concentração de cloreto de cálcio (0,66 – 2,34% m/v) e temperatura de armazenamento (0,3 – 8,7 ºC) foram utilizadas no processo de acordo com o planejamento fatorial completo 23. As amostras de mangas foram armazenadas em embalagens tampadas de polietileno por oito dias. O software Statistic® 7.0 foi utilizado para identificação das variáveis que influenciaram no processamento mínimo da manga pelo diagrama de pareto, e seus resultados representados em superfícies de resposta. Foram observados que os fatores temperatura, concentração de ácido ascórbico e cloreto de cálcio proporcionaram alterações nos parâmetros físico-químicos (variáveis dependentes) pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, e cor nas amostras de manga. Diante dos resultados, as melhores condições de processamentos para a manutenção das características do produto fresco por mais tempo, encontradas com a metodologia de pareto e superfície de resposta foram: temperatura de armazenamento 2 °C, concentração de ácido ascórbico 2% m/v e cloreto de cálcio 2% m/v.

Palavras-chave

Ácido ascórbico, cloreto de cálcio, refrigeração, superfície de resposta.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.