APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

Code: 211206885
15
23
Título

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

Autores(as):
  • Aline Silva De Souza Barros

    Barros, Aline Silva de Souza

  • Rayana Melo Paixão

    Paixão, Rayana Melo

  • Alice Gomes Lima

    Lima, Alice Gomes

  • Elson Antonio Sadalla Pinto

    Pinto, Elson Antonio Sadalla

  • Adriano Teixeira De Oliveira

    Oliveira, Adriano Teixeira de

DOI
10.37885/211206885
Publicado em

01/02/2022

Páginas

125-134

Capítulo

7

Resumo

Alterações do meio, como cheiro e luminosidade, são captadas por estruturas celulares que direcionam informações ao encéfalo a fim de que sejam transformadas em reações. Este sistema biológico proporciona saúde e bem-estar aos animais, o que evidencia a necessidade de abordar o tema com metodologias eficientes no processo ensino-aprendizagem. Para avaliar o uso de uma sequência didática para discentes do ensino médio, os secundaristas (N= 25; Idade= 15 a 17 anos) foram expostos a uma metodologia caracterizada pelos seguintes momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Na problematização inicial foi aplicado um questionário para compreensão do conhecimento prévio dos discentes. Na organização e aplicação do conhecimento, foram realizadas aulas expositivas e um jogo pedagógico, respectivamente. No primeiro momento, apenas 4% dos discentes responderam de forma coerente “o que são os órgãos dos sentidos”, enquanto 40% responderam de forma errada. As informações coletadas com o questionário nortearam a aula expositiva, transmitida por imagens em Data show. O jogo pedagógico aumentou a fixação dos termos e conceitos ministrados durante a aula. Ao final da sequência didática uma avaliação foi realizada e os discentes mostraram 80% de aproveitamento do conteúdo. Conclui-se que a sequência didática utilizada maximizou a aprendizagem dos discentes em aula sobre órgãos do sentido.

Palavras-chave

Jogos pedagógicos, Aprendizagem significativa, Lúdico, Impulsos nervosos, Metodologias ativas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.