APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
Aline Silva De Souza Barros
Barros, Aline Silva de Souza
Rayana Melo Paixão
Paixão, Rayana Melo
Alice Gomes Lima
Lima, Alice Gomes
Elson Antonio Sadalla Pinto
Pinto, Elson Antonio Sadalla
Adriano Teixeira De Oliveira
Oliveira, Adriano Teixeira de
01/02/2022
125-134
7
Alterações do meio, como cheiro e luminosidade, são captadas por estruturas celulares que direcionam informações ao encéfalo a fim de que sejam transformadas em reações. Este sistema biológico proporciona saúde e bem-estar aos animais, o que evidencia a necessidade de abordar o tema com metodologias eficientes no processo ensino-aprendizagem. Para avaliar o uso de uma sequência didática para discentes do ensino médio, os secundaristas (N= 25; Idade= 15 a 17 anos) foram expostos a uma metodologia caracterizada pelos seguintes momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Na problematização inicial foi aplicado um questionário para compreensão do conhecimento prévio dos discentes. Na organização e aplicação do conhecimento, foram realizadas aulas expositivas e um jogo pedagógico, respectivamente. No primeiro momento, apenas 4% dos discentes responderam de forma coerente “o que são os órgãos dos sentidos”, enquanto 40% responderam de forma errada. As informações coletadas com o questionário nortearam a aula expositiva, transmitida por imagens em Data show. O jogo pedagógico aumentou a fixação dos termos e conceitos ministrados durante a aula. Ao final da sequência didática uma avaliação foi realizada e os discentes mostraram 80% de aproveitamento do conteúdo. Conclui-se que a sequência didática utilizada maximizou a aprendizagem dos discentes em aula sobre órgãos do sentido.
Jogos pedagógicos, Aprendizagem significativa, Lúdico, Impulsos nervosos, Metodologias ativas.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.