APLICAÇÃO DE REJEITO ARGILOSO DE ALTA ALUMINA E FIBRA DE CAROÇO DE AÇAÍ NA PRODUÇÃO DE BIOBLOCOS COM SUSPENSÕES POLIMÉRICAS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ)

Code: 230613433
Downloads
9
Views
2
Compartilhe
Título

APLICAÇÃO DE REJEITO ARGILOSO DE ALTA ALUMINA E FIBRA DE CAROÇO DE AÇAÍ NA PRODUÇÃO DE BIOBLOCOS COM SUSPENSÕES POLIMÉRICAS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ)

Autores(as):
  • Adria Evellin Godinho De Vilhena

  • Davi Do Socorro Barros Brasil

  • Marcondes Lima Da Costa

  • José De Arimatéia Rodrigues Do Rêgo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613433
    Publicado em

    30/07/2023

    Páginas

    115-126

    Capítulo

    8

    Resumo

    Objetivo: Realizou-se um estudo sobre a fabricação de bioblocos compostos de resíduo argiloso de alta alumina proveniente do beneficiamento da bauxita e caroço de açaí com suspensão polimérica a base de amido de mandioca. Métodos: Os bioblocos foram confeccionados com a utilização do planejamento experimental fatorial 24, cujas variáveis de entrada foram composição em massa de argila e fibra (m/m); Temperatura (T); tempo (t) e Suspensão (S), as varáveis de resposta foram: Resistência à compressão (R) e Porosidade aparente (PA). Resultados: O biobloco composto de 70% resíduo argiloso, 30% fibra de caroço de açaí, com tratamento térmico de 100 °C por 60 minutos e fabricado à base de suspensão polimérica de amido de mandioca e glicerol foi o que melhor performou no presente trabalho, o qual obteve nos testes de resistência e porosidade os valores de 2,99 mPa e 39,72 % respectivamente Conclusão: Com os resultados obtidos, afirma-se que os bioblocos podem apresentaram uma possível aplicação como blocos leves ou mesmo como componentes de filtros para materiais do ordem inorgânica ou orgânica .

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Amido de mandioca, Bioblocos, Açaí, Argila.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.