ANSIEDADE E ESTRESSE ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EDUCATIVA

Code: 201202532
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Título

ANSIEDADE E ESTRESSE ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EDUCATIVA

Autores(as):
  • Iorana Candido Silva

    Silva, Iorana Candido

  • Deborah da Silva Jardilino

    Jardilino, Deborah da Silva

  • José Carlos Gomes Sousa

    Sousa, José Carlos Gomes

  • Maria Rayssa do Nascimento Nogueira

    Nogueira, Maria Rayssa do Nascimento

  • Raphaella Castro Jansen

    Jansen, Raphaella Castro

  • Vitória Costa Oliveira

    Oliveira, Vitória Costa

  • Fábio Morais Silva

    Silva, Fábio Morais

  • Albertina Antonielly Sydney Sousa

    Sousa, Albertina Antonielly Sydney

  • Jeferson Falcão Amaral

    Amaral, Jeferson Falcão

DOI
10.37885/201202532
Publicado em

01/05/2021

Páginas

226-236

Capítulo

18

Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante a realização de uma ação educativa entre discentes do curso de Enfermagem acerca do estresse e da ansiedade sobre a vida acadêmica. Métodos: trata-se de um trabalho descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência sobre uma ação educativa desenvolvida com estudantes do primeiro período do curso de Enfermagem, realizada em outubro de 2019. Previamente à ação, utilizou-se um roteiro para exposição dialogada com intuito de verificar os conhecimentos prévios dos discentes a respeito da temática; posteriormente, adotaram-se metodologias ativas para descontrair e integrar a turma, objetivando criar um ambiente propício para o debate; realizou-se uma roda de conversa para discutir o assunto através de uma exposição oral dialogada, enfatizando a sintomatologia do estresse e ansiedade, o impacto dessas condições na vida acadêmica, sua prevenção e como buscar acompanhamento de saúde. Resultados: a ação oportunizou aos acadêmicos desenvolver habilidades na prática na promoção da saúde, onde foi possível compartilhar experiências vivenciadas após ingresso na universidade, enfatizando a importância de discutir esse assunto devido à sua vulnerabilidade diante desses transtornos. Conclusão: a educação em saúde foi considerada relevante, tendo em vista que propiciou aos discentes conhecimentos que os permitiram reconhecer tais distúrbios em seu cotidiano. O debate sobre esse assunto é fundamental, pois identificar precocemente sinais e sintomas desses distúrbios pode prevenir o desenvolvimento de processos psicopatológicos no futuro.

Palavras-chave

Ansiedade; Estresse; Universitários; Educação em saúde.

Autor(a) Correspondente
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