ANSIEDADE DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA FRENTE AO PRIMEIRO ATENDIMENTO

Code: 221110826
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Título

ANSIEDADE DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA FRENTE AO PRIMEIRO ATENDIMENTO

Autores(as):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

  • Jucélia De Jesus Carneiro

    Carneiro, Jucélia de Jesus

  • Déborah Cristiny De Oliveira Martins

    Martins, Déborah Cristiny de Oliveira

DOI
10.37885/221110826
Publicado em

01/12/2022

Páginas

10-26

Capítulo

1

Resumo

Introdução: Ansiedade é considerada uma transformação física no organismo, capaz de promover estresse que consiste em alterações químicas, contudo, tem em sua essência um caráter de preservação do indivíduo enquanto espécie frente a riscos apresentados pelo meio. Objetivo: Verificar o nível de ansiedade dos acadêmicos de psicologia previamente ao primeiro atendimento. Metodologia: O estudo apresenta caráter quantitativo, exploratório, transversal, estudo de campo com delineamento teórico na busca de coleta de dados. A população foi composta por 35 acadêmicos do curso de psicologia que estão iniciando o estágio com o primeiro atendimento, relativo aos clientes/pacientes atendidos na Clínica Escola de Psicologia na Cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Para coleta de dados foram utilizados: Maslach Burnout Inventory (MBI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI), Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS), Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), e o Questionário Sociodemográfico (QSD). O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Educativa do Brasil e aprovado para realização do estudo. Resultados: A maior frequência de respostas indicou níveis de ansiedade e estresse que variaram entre moderado (EADS) e elevados (BAI e MBI respectivamente), já para a depressão a predominância das respostas indicaram níveis moderados (EADS e BDI). Discussão: As pressões biopsicossociais são causas do desequilíbrio da homeostase do indivíduo e pode prejudicar o desempenho nas variadas circunstâncias. Conclusões: Embora nos deparemos com limitações, este estudo abre possibilidades para novas pesquisas, e pode ser utilizado como fonte para se pensar em ações que promovam estratégias de enfretamento com finalidade de redução da ansiedade, depressão e estresse precedentes ao primeiro atendimento, e que possa estender para outras situações na vida das quais indiquem elementos estressores.

Palavras-chave

Ansiedade, Estresse, Depressão, Primeiro atendimento, Clínica escola.

Autor(a) Correspondente
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